Agora MT Destaques Justiça decreta legalidade da greve dos servidores da Educação em MT
RGA

Justiça decreta legalidade da greve dos servidores da Educação em MT

Por Jéssica Estellen
VIA

Foto: Assessoria / Sintep
Foto: Assessoria / Sintep

Uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso pode ter fortalecido ainda mais o movimento dos servidores do Estado que estão em greve desde o dia 31 de maio deste ano por conta do não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA), fixada em 11,28%. A decisão assinada pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva, o TJMT, negou ontem (28) o pedido do Governo do Estado sobre a ilegalidade da greve e apontou como legítimo o movimento dos servidores estaduais da Educação.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) destacou que a decisão, mesmo que em caráter liminar, é uma vitória para os profissionais da educação e de toda a sociedade. “A construção dos argumentos do desembargador, que desconstrói a falácia governamental, vem ao encontro da luta histórica dos trabalhadores da educação,” diz o trecho da nota da assessoria.

O Governo do Estado entrou com um pedido na Justiça alegando que a greve dos servidores representados pelo Sintep-MT é “abusiva, sobretudo em razão de sua deflagração precoce, ou seja, antes mesmo do esgotamento das negociações entre o ente sindical e o Poder Executivo Estadual, e a sua ilegalidade fica reforçada por violação às disposições da Lei nº. 7783/89.”

O Estado ainda tentou argumentar que o serviço prestados pelos educadores não pode ser interrompido. “A atividade desenvolvida pelos servidores públicos educacionais é considerada um serviço essencial.”

 O Governo ainda pede a Justiça que seja concedida a antecipação da tutela para impedir que a paralisação dos servidores /ou que seja retomada imediatamente as atividades com fixação de multa diária de R$ 100 mil em caso do descumprimentos da ordem judicial e desconto dos dias paralisados aos servidores grevistas, independente de filiação sindical.

Na decisão, o desembargador atribui o direito dos servidores da Educação à recomposição salarial conforme previsto na Constituição e destaca que as negociações foram paralisadas pelo próprio Governo, uma vez que “este encaminhou o projeto de reajuste à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, com sua posição unilateral”.

A argumentação do Estado que está com suas finanças fragilizadas e sem espaço para inovações ou aditivos aos gastos públicos. “Tal alegação contrasta com a postura adotada quanto ao respeito aos limites de gastos possíveis, diante da abertura programada de concursos públicos, como procuradores, defensores públicos, etc,” rebateu o desembargador.

E completou: “se o agente público não adotou comportamento político necessário o suficiente, de modo a impedir a extrapolação do limite legal, a responsabilidade é dos administradores, e não dos administrados, não devendo estes, serem penalizados em seus direitos,” diz na liminar.

O desembargador ainda discorda das justificativas apresentadas onde o requerente compara a realidade enfrentada pelo Estado a de outras administrações. “Não se pode adotar como paradigma o exemplo de Estados em tese mal administrados.”

Por fim concluiu que não há ilegalidade no exercício da greve e que a não reposição salarial implicará prejuízo também ao servidor.

“A reposição da perda do valor monetário implica em prejuízo ao Estado, segundo afirma o requerente, de igual modo, a não reposição aos servidores implicará em prejuízo e empobrecimento da cadeia social, como um Tenho que tal argumento seria válido, caso na mesma medida em que é freada a reposição monetária, fosse freada a escalada de preços dos impostos públicos, especialmente sobre produtos de primeira necessidade, como remédios, comida (cesta básica), luz, IPVA, IPTU,” concluiu.

Esta é a 1ª decisão dada pelo TJMT favorável aos sindicalistas. A assessoria do Governo do Estado de Mato Grosso disse que só irá se posicionar assim que for notificado da decisão.

 

Relacionadas

Vítima de acidente no Centro de Rondonópolis morre após 22 dias no hospital

Uma das vítimas do grave acidente que ocorreu na noite do dia 28 de março, no Centro de Rondonópolis-MT, morreu no Hospital Regional na...

Desenvolve MT aumenta limite de crédito para financiamento de veículos para transporte

A agência de fomento de Mato Grosso, Desenvolve MT, ampliou os valores e melhorou as condições da linha de crédito Desenvolve Transporte, destinada ao...

Pedestre fica ferido após ser atropelado por motociclista no Residencial Granville

Um pedestre de 29 anos ficou ferido após ser atropelado por um motociclista enquanto caminhava na rua Alcioneide Galvan Speranza, na manhã deste sábado...

Jovem de 28 anos morre afogado no Rio Paraguai

Um jovem de 28 anos morreu após se afogar no Rio Paraguai, nas proximidades de Denise-MT. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Vale,...

Procurado por tráfico interestadual é preso pela Polícia Civil

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) prendeu nesta segunda-feira (15) um traficante procurado pela justiça estadual. O homem de 42 anos, foi...

Homem pula muro de residência, quebra porta e agride ex-mulher em Rondonópolis

Um homem de 26 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) após invadir uma casa e agredir a ex-companheira, na madrugada desta segunda-feira (15), em...

Mãe e filha são hospitalizadas após incêndio em casa no Jardim das Paineiras

Duas mulheres, sendo uma idosa de 62 anos e a filha dela, uma jovem de 25 anos, foram encaminhadas para Unidade de Pronto Atendimento...

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

Corpo de menino de 2 anos é encontrado em rio em Juscimeira

O corpo de um menino de 2 anos foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros com a ajuda da cadela farejadora Mel, na...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas