O Ministério Público Federal (MPF) retificou nesta semana o ranking nacional da transparência devido a erros na avaliação do município de Nova Marilândia, cidade localizada a 250km de Cuiabá. No último dia 7, o MPF publicou um ranking em que o município aparecia com nota zerada na avaliação de critérios que demonstram a transparência nos atos públicos praticados pela prefeitura com a disponibilização de informações no site oficial do município.

A avaliação feita pelo MPF foi realizada no site desativado da prefeitura que tem como dominio www.novamarilandia.gov.mt.br, que esta em desuso desde 2014. O site válido, www.novamarilandia.com.br, onde as publicações oficiais são realizadas desde o início de 2015, não foi avaliado, o que culminou com a nota zero.

Leia também:  Com falta de repasses, hospitais beneficentes de MT podem fechar

Após a publicação do ranking, a Procuradoria Jurídica do município entrou junto ao MPF com o pedido de retificação e análise correta dos dados no site vigente, o que foi acatado de forma imediata, já que em abril de 2015, o órgão havia recebido comunicação oficial da existência do novo domínio.

Nesta semana o MPF publicou o novo índice de Nova Marilândia passando de zero para 6.40, número que ultrapassa a média estadual de 5,24 e a nacional que é de 5,21.

O prefeito Wener Santos faz um alerta aos demais gestores que estão com nota zerada no ranking para verificar se não ocorreu situação semelhante a vivida por Nova Marilândia e ressalta a importância em manter as informações municipais como domínio público. “Sabíamos que a avaliação estava errada e a resposta veio bem rápido por parte do Ministério Público Federal que publicou nesta semana o novo índice onde saímos de zero para 6,4. Vamos trabalhar para melhorar ainda mais essa nota para atender a nossa população. Mas deixo o alerta aos municípios que não concordam com a nota para verificar junto ao MPF o ocorrido”.

Leia também:  Falta de repasse do duodécimo pode comprometer pagamento de servidores

Em 2016, o MPF avaliou portais de 5.567 municípios, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O nível de transparência em 2016 subiu 33% nos últimos seis meses. A relação de todos os municípios brasileiros está disponível no site do MPF www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.