Agora MT Mundo Na Califónia, Hambúrguer é feito com plantas e tem sabor de carne
MUNDO

Na Califónia, Hambúrguer é feito com plantas e tem sabor de carne

Da redação com R7
VIA

Reprodução
Reprodução

Uma startup sediada em San Francisco Califónia, chamada Impossible Foods, pode ter conquistado o impossível: fazer com que plantas tenham gosto de carne. Sua criação, chamada de “Impossible Burguer”, feito inteiramente de plantas, tem o mesmo sabor de um hambúrguer tradicional feito de carne.

Como o consumo de carne vermelha ao redor do mundo está cada vez maior, a produção desse alimento está se tornando um fardo pesado para o Meio Ambiente. Logo, nos últimos anos, especialistas têm se ocupado cada vez mais em inventar alternativas viáveis para a carne animal.

No entanto, ao que tudo indica, a descoberta da empresa de San Francisco parece ser muito mais viável (e higiênica). Através de uma mistura de ingredientes feitos à base de plantas, que tem gostos semelhante ao da carne real, eles já começaram a receber elogios pelo invento.

Brown já tinha em mente que um certo pigmento presente na carne, chamado heme, era responsável pelo sabor. Logo, segundo ele, esse seria o ingrediente “mágico” que daria o característico gosto ao seu hambúrguer.

Reprodução
Reprodução

Contudo, extrair esse pigmento de leguminosas como a soja, tem se mostrado um processo muito caro e trabalhoso. Em vez disso, ele e sua equipe descobriram uma maneira mais simples de transferir o gene que codifica o heme na soja, o que permitiu reunir uma vasta quantidade desse pigmento.

Para replicar a gordura animal presente no modelo convencional, eles utilizaram pequenas quantidades de óleo de coco, misturadas a uma proteína de trigo e de batata. Assim, quando colocado sobre uma frigideira quente, ele começa a escorrer e a chiar como se fosse um hambúrguer normal.

A intenção agora é ser capaz de produzir de forma prática o suficiente do produto para coincidir com a demanda mundial dos Estados Unidos ou do mundo. Isso porque, a ideia não é atingir apenas os vegetarianos, mas os bilhões de amantes de carne nos quatro cantos do planeta. E apesar de especialistas da indústria alimentícia estarem céticos sobre as chances de substituir a carne bovina, Brown segue convencido de que é possível. “Se as pessoas estarão comendo hambúrgueres daqui 50 anos, eles não serão feitos de carne de vacas”, disse. “Nós estamos salvando o hambúrguer”.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas