Professor e alunos envolvidos no projeto - Foto: Assessoria
Professor e alunos envolvidos no projeto – Foto: Assessoria

Um projeto de combate às queimadas classificou o professor José Aparecido Venâncio de Oliveira da Escola Estadual Santa Terezinha, em Guiratinga, a participar do programa Missão Pedagógica no Parlamento. O projeto é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que tem como objetivo oferecer aos educadores formação em educação para democracia.

O pedagogo inscreveu o trabalho “5º Ano Unido Contra as Queimadas”, que foi analisado e selecionado. Após esse momento o professor participou do curso à distância aprovado no curso com nota 87 de 100 possível e agora se prepara para embarcar para a Câmara dos Deputados no próximo dia 20 de junho.

Durante uma semana, José Aparecido e educadores de todos os estados da federação vivenciarão experiências e valores democráticos para o fortalecimento da cidadania. Um dos objetivos do programa é construir uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.

“Estou feliz por ver o nosso projeto de conscientização democrática ser selecionado. Sabemos da existência de muitos professores que produzem bom materiais e essa valorização incentiva para que mais trabalhem dessa forma. Também estou animado pela etapa presencial, defesa das ideias na Câmara e aplicação do projeto melhorado com os estudantes em outubro desse ano”, pontua.

O professor completa que o trabalho dos combatentes aos incêndios florestais e urbanos é de formiguinha. Porém é responsável por uma considerável melhora do meio ambiente e qualidade de vida.

Seleção

Para conquistar essa vaga o pedagogo concorreu em Mato Grosso com outros 56 projetos e professores selecionados, depois oito passaram pelo curso online e dois foram selecionados. Completa a dupla mato-grossense com José Aparecido, a professora Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), de Pontes e Lacerda.

Os participantes que concluírem com êxito o programa são certificados pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados em 120 horas.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.