A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada na ampliação do cadastro de usuários do Cartão Nacional de Saúde/SUS, que é um documento pessoal de identificação dos pacientes dos serviços de saúde pública. Várias unidades realizam a confecção do cartão que é de direito de todos os brasileiros.

Esta ferramenta registra dados de procedimentos clínicos que forem realizados para o paciente, facilita marcação e realização de consultas, exames e cirurgias, acesso a medicamentos e o acompanhamento pelos profissionais de saúde. A obrigatoriedade de sua apresentação foi determinada pelo Ministério da Saúde em 2011 através de uma portaria e desde então é exigido para dar acesso aos atendimentos públicos.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas, Eliane Ormund, enfatiza que é importante que as pessoas procurem as unidades de saúde e efetuem o cadastro para o controle de dados dos usuários. “É necessário que todos possuam o cartão, pois é um registro usado nacionalmente, com ele o cidadão pode receber atendimento em qualquer cidade do país. Esse documento deve ser carregado junto com outros documentos pessoais, principalmente em casos de emergência ele é fundamental em um atendimento de saúde”, acrescenta.

Leia também:  Marketing de B.A.T.O.M lota auditório e alerta mulheres empresárias

O cartão permite a identificação do usuário por meio de um número. O cadastro integra uma base de dados nacional e permite aos gestores e aos profissionais de saúde acessar o histórico de atendimentos, calendário de vacinas, retirada de medicamentos, entre outros procedimentos. Sendo assim, o documento se consolida como ferramenta para atenção integral e gestão de saúde.

Serviço

Para realizar o cadastro e receber seu cartão basta se dirigir as unidades de saúde do Jardim Atlântico, Caic, Canaã, Europa, Ipê, Mamed, São Francisco e nas policlínicas Central e da Vila Itamaraty. Vale lembrar a todos de portar documentos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de endereço e certidão de nascimento.

Leia também:  Operação Panóptico deve cumprir seis mandados de busca e apreensão em Rondonópolis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.