Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As tentativas de habilitação do eleitor na urna eletrônica deverá ser reduzida de oito vezes para quatro, isso nos casos, de identificação biométrica no momento da votação. A sugestão feita pelo juiz titular da 46ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Wanderlei José dos Reis foi acatada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A sugestão foi feita baseada na demora ocorrida nas Eleições de 2014, em Rondonópolis. Foi a 1ª vez que o eleitor votou com a identificação biométrica. Já no 1º turno, o magistrado constatou a demora no atendimento dos eleitores devido a biometria.

“Isso atravancou muito o trabalho nas seções eleitorais, porque oito tentativas de identificação se mostrou um número demasiado alto, por isso oficiei imediatamente ao TSE sugerindo e solicitando a redução para quatro tentativas, o que se mostra ideal e certamente trará mais celeridade ao procedimento cotejado com a segurança da identificação biométrica de cada eleitor”, argumentou o magistrado.

Leia também:  Ala do DEM projeta Sachetti ao senado
Wanderlei José dos Reis juiz eleitoral - Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
Juiz eleitoral Wanderlei José dos Reis – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Assim, nas Eleições Municipais de 2016, nos locais onde há identificação biométrica, o presidente de cada seção eleitoral tentará a identificação do eleitor pelas suas digitais por até quatro vezes, conforme passou a dispor o art. 53, inciso VI, da Instrução n.º 536-80.2015.6.00.0000/TSE e da Resolução n.º 23.456/TSE, de 15.12.2015.

 “Já no 1º turno de 2014 pude perceber na prática de cada seção eleitoral que a causa da demora no atendimento e das filas era o número elevado de tentativas de identificação biométrica de cada eleitor, o que não irá se repetir nessas eleições municipais com a acertada decisão do TSE de reduzi-lo. Na prática o processo continua seguro e agora mais ágil”, finalizou o juiz.

Leia também:  Pátio confirma Argemiro na Gestão de Pessoas

O recadastramento biométrico foi lançado nas Eleições Municipais de 2008 e gradativamente se estende pelo país.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.