Um avião monomotor flagrado dando um rasante em uma praia de Peruíbe, no litoral de São Paulo, assustou banhistas na tarde do último sábado (9). A manobra foi registrada em vídeo por um morador da cidade que acompanhava um grupo de turistas em uma observação de pássaros. Em contato com o G1, o dono da aeronave confirmou que estava abaixo da altura permitida, porém, afirmou que ninguém foi colocado em risco.

As imagens foram registradas no início da tarde de sábado, na praia do Guaraú. O avião modelo V35B sobrevooava o mar da cidade a poucos metros da água. No vídeo, é possível observar pelo menos dois surfistas dentro da água, além de outras pessoas caminhando na faixa de areia.

Leia também:  Operação para prender envolvidos com o jogo Baleia Azul é realizada em 9 estados

“Trabalho com observação de pássaros e o avião passou bem na hora que estávamos fotografando as aves na praia. Tinha crianças e surfistas na hora. Já pensou se perde o controle?”, questionou o biólogo Fábio Donizetti, autor do vídeo.

Imprudência
O G1 conversou com três pilotos que costumam sobrevoar as praias da região. Eles afirmaram que houve imprudência na atitude do piloto e que, por recomendação da própria Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esse tipo de voo é limitado a cerca de 1 mil pés, o que dá aproximadamente 300 metros.

Justificativa
O proprietário da aeronave e também piloto José Santos Gonçalves justificou que o monomotor estava sobre o mar por conta de uma filmagem de uma reportagem. “Concordo que estava a menos de 300 metros, mas não houve nenhum risco para os banhistas. A tomada da filmagem era para obter detalhes da praia e do Costão, entre o Guaraú e Peruíbe”, destacou

Leia também:  Receita libera novo lote para consulta
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.