Em decorrência do dia 28 de julho o que é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Saúde Nossa Senhora do Amparo, estará realizando na próxima semana (25-29 de julho) uma ação ampla de combate à doença.

Nestes dias, o local estará oferecendo testes rápidos para identificar hepatites (B e C) das 08h às 11h e das 13h às 16h. Segundo a enfermeira responsável pelo Centro, Fernanda Loureiro de Freitas Souza, muitas pessoas não sabem que possuem a doença, pois nem sempre apresentam sintomas. De modo geral, os principais sintomas das hepatites virais são: náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras e icterícia (cor amarelada na pele e olhos).

Leia também:  UFMT abre inscrições do 1º vestibular para estudantes quilombolas

A transmissão do vírus da hepatite B e C se dão pelo sangue (via parenteral) e, sobretudo, pela via sexual, podendo ser consideradas doenças sexualmente transmissíveis. O recém-nascido pode adquirir o vírus da hepatite B durante o parto, no caso da gestante ser portadora do vírus (transmissão materno-infantil ou vertical).

Conforme a enfermeira, a vacinação é a medida de controle e prevenção mais segura e eficaz e de maior impacto contra a hepatite B. Além disto,  usar preservativos (camisinhas) nas relações sexuais e não compartilhar agulhas, instrumentos de manicure, aparelhos de barbear, escova de dente, entre outros, são excelentes formas de se evitar o contágio tanto pela hepatite B quanto pela hepatite C.

O Centro de Saúde está com uma grande expectativa de atendimento e além dos testes rápidos, também estará realizando a vacinação contra a doença. A enfermeira Fernanda reforça que todas as unidades de saúde oferecem a vacina e que quem quiser atualizar o cartão, pode procurar o posto de saúde mais próximo para realizar a imunização.

Leia também:  Acontece nesta quarta-feira (06) a 1ª Festa da Independência

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.