Foto: Receita Sem Fronteiras
Foto: Receita Sem Fronteiras

Se nós conhecemos a cúrcuma na forma de uma especiaria em pó de cor amarelo alaranjado, trata-se de um rizoma, como o gengibre que podemos comprar fresco nas mercearias asiáticas. Este rizoma, também conhecido por açafrão da terra, é cozido, secado e depois reduzido a pó fino.

É o ingrediente indispensável de muitas misturas e condimentos utilizados em muitas das cozinhas do mundo, como o curry indiano, o ras el hanout da cozinha magrebe e igualmente o colombo, uma  mistura de especiarias utilizada nas Antilhas.
Ela traz uma bela cor, principalmente aos pratos de lentilhas, batatas ou legumes e também um sabor sutil, mais perfumado que picante.
Ela é igualmente utilizada como corante para os tecidos ou a pele em certas culturas.  De repente, quando você cozinha com ela,  lave bem as mãos e pense também em enxaguar seus pratos rapidamente para evitar as más surpresas…

Bom, agora as suas vantagens para a saúde e outros benefícios:

Você sabia que ela é rica em propriedades benéficas para nossa saúde? Veja 5 boas razões para consumi-la diariamente:
– Ela ajuda a digestão: De fato, ela aumenta as secreções biliares.
– A cúrcuma é um anti-inflamatório natural: Ela contém a curcumina, o pigmento amarelo que protege naturalmente nosso organismo contra inflamações e os danos provocados por aquilo que chamamos “stress oxidativo”.
– A cúrcuma é um anti envelhecimento natural: Combatendo o stress oxidativo, ela permite à nossa pele perder mais lentamente sua elasticidade e retarda o aparecimento das rugas.
– A cúrcuma é benéfica contra os problemas cardiovasculares:
De fato, ela tem a capacidade de baixar o que nós chamamos de colesterol  ruim, aumentando a fluidez do sangue. Menor risco, portanto, de entupir as artérias e de ter problemas de circulação de sangue.
– A cúrcuma protege a mucosa do estômago: numerosos estudos mostram que a cúrcuma protege naturalmente a mucosa do estômago contra uma bactéria responsável pelo aumento de risco de câncer do estômago.3
Só nos resta colocar esta especiaria mágica em nossa cozinha, sabendo que uma colher (de café) por dia é suficiente para nos dar todos estes benefícios.
Advertisements
Leia também:  Durante tratamento mães com doenças infecciosas podem manter amamentação

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.