crossfit2Os exercícios de crossfit, pilates e isometria ganharam o público e estão de volta com tudo o que você precisa saber sobre as modalidades.
No segundo capítulo da série “Tudo sobre”, nós vamos falar sobre o crossfit. Ao combinar levantamento de peso, ginástica olímpica e exercícios aeróbicos, a modalidade promove o aumento da força física, melhora da flexibilidade e trabalha os sistemas respiratório e cardiovascular.

A modalidade tem se tornado bem popular no Brasil e atraiu a atenção de artistas como Giovana Antonelli, Bruna Marquezine, Reinaldo Gianecchini, Jesus Luz e Bruno Gagliasso. O Crossfit pode trabalhar a resistência muscular, flexibilidade, coordenação motora, o equilíbrio e ajuda a tonificar o corpo. É uma mistura de exercícios de atletismo, ginástica olímpica e levantamento olímpico. Criado em 1995 nos Estados Unidos e trazido para o Brasil em 2009 pelo professor Joel Fridman, o Crossfit se diferencia pela prática de exercícios variados e executados em alta intensidade. Nos EUA, inclusive, se tornou o principal modelo de condicionamento físico das forças armadas.

Leia também:  Luverdense perde do Inter com gol polêmico no final

Mistura de corrida em trilha com obstáculos dos mais variados, essas provas exigem tanto das pernas quanto dos braços. Preparação deve incluir musculação, crossfit ou treinamento funcional. Leia a matéria completa e saiba mais como se preparar.

Modalidade popular no Brasil por testar o limite dos participantes com exercícios de atletismo, ginástica olímpica, levantamento de peso e treino funcional de alta intensidade, o CrossFit ganhou uma versão com os movimentos específicos para o futebol: o CrossFut. Com as aulas realizadas por professores em parques e praças, o programa tem reunido alunos e as mulheres são maioria. Sobram os exercícios de saltos, corrida, chutes na bola e, claro, muita disposição.

O Eu Atleta visitou a Rocinha, no Rio de Janeiro, para conferir uma aula de crossfit com samba. Os treinos realizados na quadra da comunidade têm reunido praticantes de diferentes idades e até mesmo a rainha da escola, que entrou no ritmo de preparação para os ensaios e o carnaval. Os exercícios em alta intensidade trazem resultados mais rápidos e acontecem duas vezes por semana na quadra de samba. A rainha Monika Nascimento marca presença sempre que pode. Por ter um espaço amplo, a quadra possibilita diferentes tipos de movimentos para os alunos. A escadaria da bateria, por exemplo, é utilizada para exercícios pliométricos e também os saltos.

Leia também:  União volta a jogar sábado pelo Sub-19

Alvo de críticas por acenar com resultados rápidos decorrente de programa bem mais agressivo, o modelo exige uma aptidão mínima para ser aplicado. Todo tipo de treinamento físico tem suas indicações específicas. Este é também o caso do modelo de treino do crossfit. Trata-se de uma metodologia que acena com resultados rápidos decorrentes de um programa mais agressivo e que por esse motivo tem sido também alvo de muitas críticas.

Quando um treinamento como o crossfit é utilizado em indivíduos sem um mínimo de aptidão, de fato o resultado costuma ser desastroso. São esses casos que resultam em lesões como tendinites, problemas musculares e até mesmo em episódios mais graves, gerando a polêmica que atualmente existe.

Leia também:  Brasileira leva ouro em natação e se torna a 1° campeã mundial do país

A boa forma de Lidi Lisboa é mais fruto da genética do que da dedicação da atriz. Apesar do esforço para manter uma rotina saudável, ela admite que nem sempre consegue se exercitar com a frequência que deveria. Para desafiá-la, o Esportes de Verão levou a bela para fazer uma aula de crossfit pela primeira vez com o professor Diego Teixeira.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.