Foto: Reprodução / meninadeatitude
Foto: Reprodução / meninadeatitude

Com o inverno se aproximando, normalmente a queda de umidade do ar pode prejudicar a pele. “A pele, o maior órgão do corpo humano, merece atenção especial para que esteja sempre sedosa e nutrida”, explica José Artur Emin, coordenador do curso de Farmácia da Universidade Cruzeiro do Sul. Confira 10 dicas do coordenador para manter a pele hidratada as baixas temperaturas.

1. Beba bastante água: no inverno muitas pessoas diminuem a ingestão de água e a pele sofre com isso. Portanto, beba no mínimo dois litros de água por dia.

2. Com o frio chegando, as pessoas mudam a temperatura do chuveiro para mais quente e acabamos ficando um pouco a mais de tempo no banho para afastar o frio. Com isso, a pele perde o manto hidrolipídico (responsável por zelar pela umidade que protege a sua pele e o cabelo), e isso causa o ressecamento. A dica é diminuir a temperatura do banho e evitar que eles sejam demorados.

Leia também:  Extrato de tomate pode barrar câncer de estômago

3. Evite se ensaboar demais e utilizar buchas e produtos com ação esfoliante, pois eles contribuem para o ressecamento da pele.

4. Dê preferencia para sabonetes líquidos, por possuírem pH mais neutro e próximo da pele.

5. Uma boa dica é aproveitar o tempo que está debaixo do chuveiro para hidratar o corpo, pois, devido à umidade do banheiro, os poros da pele estão mais dilatados e os produtos tendem a permear a pele com mais facilidade.

6. Utilize cremes com ação hidratante. Além de evitar o ressecamento, impede queimaduras causadas pela baixa temperatura. Orienta-se passá-los sobre a pele limpa e sempre após o banho.

7. Em todas as estações do ano é recomendada a aplicação de filtro solar, porém, no inverno, as pessoas se descuidam e os raios ultravioletas conseguem ultrapassar as nuvens (os raios UVA e UVB podem causar ainda mais danos nesta estação, uma vez que não apresentam os efeitos perceptíveis, como a vermelhidão).

Leia também:  Já ouviu falar em falsa magra?

8. Utilize óleos corporais, que, apesar de não serem hidratantes, formam um filme sobre a pele, preservando a umidade natural da pele. Óleos como o de semente de uva e o de gergelim são ricos em vitaminas A, complexo B, C e E, que são antioxidantes e hidratantes naturais.

9. É importante não se esquecer dos lábios. Devido às baixas temperaturas, é comum esta região ficar ressecada e facilmente desidratada. Utilize produtos com manteigas e protetor solar.

10. Mesmo para uma pele oleosa, é necessária uma boa hidratação, pois este tipo de pele, devido à remoção constante da oleosidade (deve ser limpa pelo menos três vezes ao dia), acaba apresentando certo ressecamento. Nestes casos, é aconselhável hidratá-la com produtos livres de óleo, tais como os géis.

Leia também:  Livro ensina o que fazer nos 1000 dias mais importantes do bebê
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.