Agora MT Destaques Nunca sopre o bafômetro | Entendendo Direito
DESTAQUES

Nunca sopre o bafômetro | Entendendo Direito

Por Hélio Fialho
VIA

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, trarei a vocês hoje um conselho que beira a desobediência civil, mas que é muito importante para que possamos manter nossas liberdades.

A lei de trânsito mudou, agora temos um artigo que “obriga” você a fazer o teste do bafômetro, assim diz a lei agora.

Art. 165-A. Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277:

Agora em uma analise superficial da lei você que se recuse a soprar o bafômetro será automaticamente punido nos termos do artigo 165.

Art. 165

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)

Infração – gravíssima; (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)

Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – do Código de Trânsito Brasileiro. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

Isso mesmo, agora se a autoridade ordenar o teste e você se recusar eles tomam CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na hora, só podendo o carro ser retirado do local se apresentar alguém habilitado.

Então porque eu convidei vocês a não soprar o bafômetro?

Muito simples, porque se você bebeu um pouquinho que seja, você ao soprar o bafômetro vai estar fazendo prova contra si mesmo, e dirigir sobre influência de álcool no Brasil é crime.

Art. 306. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:

Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Melhor tomar a multa não é?

Mas esperem tenho também uma boa notícia, se você contratar um bom advogado ele conseguirá recuperar a sua Carteira de Habilitação que foi tomada na blitz da alegria, isso mesmo e como um amigo meu diz sempre, os médicos salvam vidas, os engenheiros constroem prédios, os políticos governam a nação, mas só os advogados devolvem o WhatsApp para 220 milhões de brasileiros, nesse caso, só o advogado devolve sua CNH.

Procure um bom advogado!

Relacionadas

Seduc firma parceria para ações educativas sobre o trânsito nas escolas da Rede Estadual de MT

Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso terão aulas de educação para o trânsito durante o mês de maio, em alusão à...

Sema capacita técnicos ambientais sobre manejo em áreas úmidas em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) firmou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a realização do curso de...

Proprietário de frigorífico clandestino de peixes é autuado por crimes ambientais

O proprietário do estabelecimento comercial, que funcionava como abatedouro e frigorífico ilegal de pescado, alvo de uma operação conjunta deflagrada pela Polícia Civil, Vigilância...

Justiça mantém prisão de policiais investigados por assassinato de dois homens em situação de rua

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou o pedido de liberdade do policial militar Elder José da Silva indiciado pela  morte de...

PC conclui inquérito contra autor de homicídios tentado e consumado praticados no mesmo dia

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Água Boa, conclui nesta sexta-feira (12.04), o inquérito policial apurou os crimes de tentativa de homicídio...

Polícia Militar e PRF apreendem 300 quilos de drogas escondidos em caminhão

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de 300 quilos de drogas, entre substâncias como pasta base de cocaína...

Suspeitos de manter família refém morrem em confronto com a PM

Militares encontraram vítima deitada ao chão com pés e mãos amarrados por fio de energia

Corpo é encontrado em casa abandonada em Tangará da Serra

O corpo de um homem ainda não identificado foi localizado na manhã desta segunda-feira (15) em uma casa abandonada, na rua Boa Vista, em...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas