Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma ação solidária, consciente e ecológica acontece neste sábado (16), em Rondonópolis (MT) através da 3ª etapa do projeto “O Rio é Nosso”. A iniciativa consciente em um mutirão de limpeza realizado com a participação de 60 entidades, onde serão recolhidos o lixo e o entulho no rio Arareau e em torno do córrego.

O mutirão já foi realizada em julho e novembro de 2015. Na última edição foram retiradas mais de 300 toneladas de lixo do rio. Entre os materiais recolhidos estavam televisores, geladeiras, sofás, monitores e muito pneus.

Segundo o coordenador geral do mutirão, Lindomar Alves, serão três etapas de limpeza a serem realizadas nesta edição: no leito do rio, nas margens e a retirada dos entulhos próximo as ruas que ‘morrem’ no córrego. Ele explica que a expectativa para a 3ª etapa é a redução de materiais recolhidos no rio, o que indica que a população está sendo mais conscientizada. Do contrário, caso seja maior a quantidade retirada, ele acredita que algo precisa ser revisto.

Leia também:  Inscrições para 6ª Corrida ACIR Rondon estão abertas

O “Rio é Nosso” conta com a participação de órgãos públicos, entidades e empresas, como o Juizado Volante Ambiental (Juvam), por meio da juíza Milene Domingues, Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e do promotor Marcelo Vacchiano, Polícia Militar, Exército Brasileiro, Defesa Civil, organizações não governamentais, universidades, secretarias do Meio Ambiente Municipal e Estadual, Colônia de Pescadores Z3, Coder, Rotary Clube, dentre outros.

A organização do mutirão dividiu as áreas que serão atendidas pelos voluntários em trechos.

No trecho 1 e 2, que vai da ponte da Rua José Barriga até a ponte da Rua Pedro Ferrer; trecho 3, que vai da ponte da Pedro Ferrer até a ponte da Rua Dom Pedro II; trecho 4, que vai da ponte da Dom Pedro II até a ponte da Rua Rio Branco; trecho 5, da ponte da Rua Rio Branco até a ponte da Rua José Pitaluga; trecho 6, da Pitaluga até a ponte da Rua 13 de Maio; trecho 7, da ponte da 13 de Maio até a ponte da Rua Fernando Correa da Costa; trecho 8, que vai da ponte da Fernando Correa até os bambus da Vila Rondon e o trecho 9, do bambuzal até a ponte do Rio Vermelho, no Cais de Rondonópolis.

Leia também:  Feriado de 7 de setembro terá transporte público gratuito para a população

Em cada trecho, algumas entidades selecionadas serão responsáveis por coordenar os voluntários e a retirada do lixo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.