Agora MT Destaques Vendas de veículos têm pior 1º semestre em 10 anos
DESTAQUES

Vendas de veículos têm pior 1º semestre em 10 anos

Por G1
VIA

As vendas de carros, caminhões e ônibus novos tiveram o pior 1º semestre em 10 anos, segundo dados da federação dos concessionários (Fenabrave), divulgados nesta sexta-feira (1º).

Foram vendidos 983.599 veículos entre janeiro e junho últimos, contra 1.318.984 no mesmo período de 2015, uma queda de 25%.

O resultado foi o pior desde 2006, quando foram emplacadas 861.000 unidades no 1º semestre. No mesmo período de 2007, o volume já passou de 1 milhão (1.082.257 unidades).

Projeção para o ano
“Já estamos notando uma melhora nos índices de confiança, tanto por parte de consumidores como de investidores, mas não imaginamos grandes mudanças nos dados do setor até que o cenário político se defina”, diz Alarico Assumpção Jr, presidente da Fenabrave.

A entidade, no entanto, não alterou as projeções para 2016 de 15% de queda nas vendas de veículos em geral. “Essas projeções já consideram uma melhora no quadro geral da economia e do setor, pois, se os dados se mantivessem como no início do ano, os resultados seriam piores”, disse.

Diferentemente, a associação das montadoras (Anfavea) já havia revisto, para baixo, as suas projeções de vendas e de produção para 2016 antes mesmo do fechamento do semestre.

Segundo as novas previsões, as vendas devem cair 19% no ano, para pouco mais de 2 milhões. Enquanto era o quarto maior mercado do mundo, nos primeiros anos da década, o Brasil chegou a vender quase o dobro disso.

E a produção de carros, caminhões e ônibus deverá recuar 5,5%, para 2,29 milhões de unidades.

Os dados de produção no 1º semestre serão divulgados na próxima quarta-feira (6).

Comparação mensal
No mês de junho foram vendidos 171,7 mil veículos, um montante 19% inferior ao de 1 ano atrás, mas 2,5% superior do de maio, que teve um dia útil a menos.

Por segmento
As vendas de carros caíram 25% no 1º semestre, somando 951,2 mil unidades. O tombo foi mais forte para os veículos pesados. Os emplacamentos de caminhões tiveram queda de 32% de janeiro a junho, na comparação com o mesmo período de 2015 (25,4 mil). Os de ônibus caíram 40,7% (6,9 mil).

O segmento de motos, contado à parte, registrou baixa de 14,7% no semestre, com 547 mil unidades vendidas, frente ao janeiro a junho de 2015.

“A base da pirâmide de consumo tem sido a mais afetada, razão pela qual os índices de vendas de motos ainda não mostram sinais de retomada”, avaliou o presidente da Fenabrave.

Relacionadas

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (19) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Jovem de 18 anos é executado a facadas e enterrado após fazer gesto associado a facção em MT

Um jovem identificado como Willian Brito Freire, 18 anos, foi executado com golpes de faca e teve o corpo enterrado, em Tangará da Serra-MT....

Jovem de 28 anos morre afogado no Rio Paraguai

Um jovem de 28 anos morreu após se afogar no Rio Paraguai, nas proximidades de Denise-MT. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Vale,...

Casal é preso comercializando entorpecentes no Jardim Três Américas

Um casal sendo uma mulher de 25 anos e um homem de 28 anos, foi preso pelo Grupo de Apoio (GAP) da Polícia Militar...

‘Paciente’ é preso após ameaçar furar coordenador da UPA

Um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) após ameaçar o coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta sexta-feira (19),...

Homem é preso pela Polícia Militar com tabletes de cocaína

Um homem de 34 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas e direção perigosa, na manhã desta segunda-feira (22),...

Foragido da Justiça do Tocantins é preso pela Polícia Civil em MT

Um procurado pela Justiça do Estado do Tocantins, foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, na quinta-feira (18.04), no município de Confresa-MT. Investigado por...

Suspeitos de manter família refém morrem em confronto com a PM

Militares encontraram vítima deitada ao chão com pés e mãos amarrados por fio de energia

Operação cumpre 90 prisões contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas