A médica infectologista e presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Regional de Sorriso, Ana Paula Jorge Fernandes, enviou um ofício, hoje, à diretora geral da unidade, Lígia Sousa Leite, comunicando que as cirurgias eletivas (que são aquelas marcadas com antecedência, planejadas) estão suspensas.

Divulgação
Divulgação

O motivo explicado no documento é que apenas uma autoclave está em funcionamento. Além disso, ela relata no ofício, que o equipamento é pequeno e que “não atende toda a demanda do hospital, problema existente desde abril deste ano, o qual ainda não foi sanado”, escreveu.

A autoclavagem é um tipo de tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar, que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com o vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todas as bactérias, protozoários, fungos ou helmintos.

Leia também:  Governo vai recuperar perímetro urbano de rodovia em Alto Araguaia

Somado a isso, Ana Paula afirma que “a falta de enfermeira durante o dia, o número reduzido de funcionários do Centro de Material Esterilizado (CME) e a atual situação da paralisação dos funcionários terceirizados do serviço de limpeza hospitalar, que se encontram somente com efetivo de 30%, esses fatores elencados afetam diretamente a qualidade da assistência médica e aumentando as taxas de infecções relacionadas à assistência.”

Por fim, a presidente garante que a decisão de suspender as cirurgias eletivas será mantida até que as dificuldades citadas sejam resolvidas. Quanto às cirurgias de urgência e emergência, “deverão ser avaliadas caso a caso, pois estará também sob risco de infecção, relacionado ao exposto acima”, finalizou. A direção do Hospital Regional, assim como a Secretaria de Estado de Saúde, ainda não se pronunciaram.

Leia também:  Rally dos Sertões 2017 passa pela região de Rondonópolis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.