Uma nova metodologia de trabalho foi implementada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, da Polícia Judiciária Civil. Desde o começo da semana, a Derf passou a atender as ocorrências de roubos de residência com emprego de violência no local do crime.

A delegada titular da Especializada, Luciani Barros Pereira de Lima, explicou que é um novo modal, priorizando o atendimento a vítima e a rápida prisão dos autores. “Vamos atender ‘in loco’ todas as ocorrências de roubos com restrição de liberdade da vítima. Já estamos desde o começo desta semana deslocando equipes no local, no momento que o crime ocorre. O roubo e o latrocínio são crimes que realmente chocam a sociedade e causam uma sensação de insegurança maior”, disse.

Na prática significa que ao invés de esperar a vítima procurar a Delegacia, uma equipe de investigadores acompanhada de um delegado de polícia, será deslocada para o local do crime, ainda no calor da ocorrência, para que junto à vítima e em sua casa, os policiais comecem a coletar evidências e informações que irão dar agilidade ao esclarecimento do crime.

Leia também:  Padaria é invadida por rapaz armado que foge com dinheiro no Conjunto São José

O acionamento da Derf ocorre via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), no número 190 ou 197, que também acionará a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para perícia de local, assim como acontece nos crimes de homicídio.

Uma vez em campo, os policiais contarão com apoio do núcleo de inteligência, que da sede da Delegacia, municiará a equipe com informações e ajudará no monitoramento dos suspeitos.

A delegada Luciani Barros ressalta que o atendimento é prioritário aos crimes de roubos em residências com restrição da liberdade da vítima, ou seja, com emprego de violência. Mas o trabalho também deverá ser estendido, em breve, para os roubos no comércio.

“Hoje o foco prioritário é o roubo a residência. Muito em breve vamos estar nos estruturando para atender o comércio, até mesmo porque muitas quadrilhas que efetuam os roubos a residências são as mesmas que praticam o roubo no comércio”, destacou.

Leia também:  Idoso é agredido e roubado pelo próprio filho em ponto de ônibus de Maceió

Pelo novo modelo de atendimento, a cidade de Cuiabá foi dividida em cinco grandes regiões, cujas ocorrências nessas localidades serão direcionadas a equipe específica de investigação. O objetivo é fortalecer o trabalho e estreitar contatos com a comunidade dos bairros. “No local, os policiais já começam a analisar imagens, conversarão com a vítima e com base nessas informações já desencadeiam de imediato as diligências”, disse Luciani.
O trabalho já apresentou resultado. Na tarde da última terça-feira (09.08), dois assaltantes que tinham acabado de roubar uma residência foram presos em flagrante pela Derf. Policiais da unidade foram até o local e rapidamente iniciaram diligências prendendo dois dos criminosos e identificando outros dois integrantes da quadrilha que roubou uma residência no bairro Jardim Europa, em Cuiabá.

Leia também:  Força Tática prende mulher e apreende dois menores acusados de tráfico de drogas

O roubo foi cometido por quatro criminosos, que estavam em um veículo Fiat Pálio, branco. Eles abordaram a empregada doméstica, que estava lavando a calçada, do lado de fora da residência. Dois deles entraram na casa e subtraiam objetos. Outros dois ficaram do lado de fora para dar apoio na fuga. Os suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo majorado, adulteração de sinal de veículo automotor e associação criminosa.

A delegada acrescentou que a Derf vem mapeando o perfil das quadrilhas e já identificou que elas estão alugando veículo por um período de 15 dias para o cometimento de crimes. “Eles locam esses veículos para o roubo no comércio e em residências”, disse.

“Vamos fazer levantamentos dentro de um trabalho sistemático, com fortalecimento do núcleo de inteligência da delegacia, para combater e reduzir os índices a níveis aceitáveis com relação a roubo a residência e comércio”, finalizou Luciani Barros.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.