Uma onça-pintada macho, “de olhar agateado”, como diz a música de Alceu Valença, dobrou o número de visitantes no Zoológico de Volta Redonda, seu novo habitat. Doado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus (AM), onde foi capturado numa mata urbana, o bicho tornou-se a sensação do Zoo-VR, atraindo gente de todo o Sul do estado.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conhecido também como jaguar, quase em risco de extinção, a onça foi batizada de Raoni, graças a uma campanha na internet, promovida pela prefeitura. “É uma graça. Ele parece bem feliz, nadando, tomando sol. Vou trazer meus parentes para vê-lo e tirar fotos”, afirmou a dona de casa Cristina Ferreira, que frequenta o Zoo-VR regularmente. “Ele é manso e parece convidar a gente para brincar próximo à grade”, comentou a professora Sandra Cunha. “Dá vontade de entrar na jaula e fazer carinho nele”, exagerou o estudante Rafael Fernandes, de 10 anos.

Leia também:  Mulher é esfaqueada nas costas pelo marido após fazer pedido de divórcio

De acordo com o diretor do zoológico, o biólogo Jadiel Teixeira, a presença do animal tem atraído até 200 pessoas por dia, em média (6 mil por mês). “Raoni tem aproximadamente um ano e já passou por adaptação. Virou a atração número um”, ressaltou Jadiel, lembrando que o acesso ao Zoo-VR, de terça-feira a domingo, de 8h às 16h30, é gratuito.

FAUNA EXÓTICA E NATIVA
A onça-pintada, é considerada o terceiro maior felino do mundo, perdendo apenas para o tigre e o leão. Quando adulta, o peso pode chegar até 100 quilos e sua altura, 76 centímetros. De acordo com biólogos, a espécie pode viver entre 12 e 15 anos

Único público do interior, o Zoo-VR possui 400 animais da fauna exótica e nativa, numa área de 150 mil metros quadrados. São mais de 200 aves de pequeno e grande porte, como é o caso das emas, a maior ave da América do Sul, avestruzes, araras, tucanos e pavões.As corujas, famosas famosas pelo exotismo, e os gaviões, dão show À parte.

Leia também:  Por desvio de R$ 200 milhões, 3 prefeitos da Bahia são afastados

Leões e tigres também são atrações, em amplos recintos, assim como macacos. Há ainda répteis, como jacaré do papo amarelo e jiboias. O Zoo-VR conta ainda com brinquedos como escorregador, balanços, pula-pula, cama elástica, labirinto, e pedalinhos – que funcionam no lago do zoológico.

O local funciona também como um centro de referência para abrigo de animais doentes, recebendo 200 espécies nessas condições por ano.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.