Foto: Fernando Luiz de Almeida/Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Luiz de Almeida/Arquivo Pessoal

Um incêndio destruiu cerca de 50 hectares de uma fazenda que fica próxima ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Segundo o proprietário da área, Fernando Luiz de Almeida, o fogo atingiu a vegetação após a queda de um raio. O incêndio teve início no fim da tarde de quarta-feira (17) e foi controlado por equipes de brigadistas nesta quinta-feira (18). Ao todo, a propriedade rural tem 67 hectares.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 20 brigadistas e quatro bombeiros fizeram parte da ação.
“Foi uma perda muito grande. A área é rica em biodiversidade e grande parte da propriedade foi queimada. O fogo foi consumindo tudo noite a dentro”, disse Fernando Luiz. Parte da fazenda, ainda segundo ele, é usada para pesquisas universitárias, pela abundância de fauna e flora.

Leia também:  Exportação de carne bovina aumenta e MT atinge novo recorde
Foto: Fernando Luiz de Almeida/Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Luiz de Almeida/Arquivo Pessoal

O fogo, ainda segundo o dono da área, começou após a queda de um raio. “Ouvimos só o barulho. Foi um temporal muito grande aqui na região. A pena é que não choveu e o fogo se alastrou”, relatou.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.