Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Rico em nutrientes, cupuaçu proporciona excelentes resultados à saúde
SAúDE E BEM-ESTAR

Rico em nutrientes, cupuaçu proporciona excelentes resultados à saúde

FONTE
VIA

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

Assim como o açaí, fruta tipicamente amazônica, o cupuaçu conquistou o paladar dos brasileiros, seja ele de qual região for.

Seu sabor peculiar, de característica levemente ácida, ganhou versões de consumo na forma de sucos, sobremesas e até in natura.

Mas, o que pouca gente sabe, é que o cupuaçu é responsável por proporcionar uma série de benefícios para a saúde.

Com casca de cor marrom escura e bastante consistente, o cupuaçu é uma fruta fácil de ser encontrada na região norte do país, sobretudo nos estados do Amapá, Pará e Amazonas.

Sua polpa é branca e o período da safra é entre os meses de janeiro a maio. A árvore que origina o fruto é chamada de cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro, podendo chegar a 15 metros de altura.

A relação do cupuaçu com a saúde
O cupuaçu é uma fruta bastante rica em nutrientes que proporciona excelentes resultados a quem associa seu uso a saúde.

Ela contém polifenóis únicos, fitonutrientes antioxidantes, além de outros nove importantes antioxidantes, tais como: vitamina A, B1, B2, B3 e C, ácidos gordos essenciais, fósforo, fibra e aminoácidos.

Além do mais, o cupuaçu também é visto como fonte de carboidratos.

Uso do cupuaçu na culinária
Devido ao seu sabor marcante, o cupuaçu é usado em larga escala na preparação de diversas receitas, sobretudo as doces.

Através dele pode ser feito sorvete, iogurte, compota, mousses, cremes, vinhos, geleia, licor, sucos e outros pratos que sua criatividade permitir.

Foto: depositphotos
Foto: depositphotos

Benefícios do cupuaçu para a saúde
A julgar pelas propriedades naturais que a fruta apresenta, uma gama de benefícios para a saúde pode ser conseguido a partir do seu consumo regular.

O cupuaçu acelera o metabolismo do corpo humano, por isso, consumir a fruta ajuda na dieta pela queima de gordura corporal. Por ser rico em fibras, o fruto garante saciedade e evita fome fora de hora.

Para quem tem a pele ressecada, o cupuaçu ajuda a devolver o brilho natural e firmá-la. Isso acontece devido a presença da vitamina C, que ajuda na produção do colágeno.

Outro boa indicação para o consumo do cupuaçu é auxiliar no bom funcionamento do intestino. Em alguns casos, pode ser usado até para sanar dores abdominais.

Para os amantes dos exercícios físicos, seu consumo é indicado no pré-treino, o que garante carga extra de energia e disposição. Como a fruta é rica de anti-inflamatórios é indicada também para combater a fadiga muscular.

Devido a ação antioxidante, consumir o cupuaçu também previne o envelhecimento e reduz os riscos de aparecimento de doenças degenerativas.

Pela quantidade de ácidos graxos que apresenta em sua composição, o cupuaçu reduz os níveis de colesterol ruim, melhora a memória e ainda proporciona bem-estar.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas