Foto: assessoria
Foto: assessoria

Nesta quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica, realizará uma vacinação contra o ( Papiloma Vírus Humano (HPV) nas escolas estaduais e particulares da cidade. A imunização é voltada para meninas de nove a 13 anos.

A vacina é quadrivalente e protege contra os vírus do tipo seis, 11, 16 e 18. Os tipos virais oncongênicos mais comuns são HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os tipos seis e 11 estão associados por até 90% das verrugas anogenitais.

Atualmente o agravo é a terceira causa de morte por neoplasia entre mulheres no Brasil, por isso a vacinação tem como objetivo a prevenção do câncer do colo do útero, além do avanço da doença nas próximas décadas.

Leia também:  Zé do Pátio fala sobre fechamento das UTI´s em lançamento da Caravana da Transformação

Conforme a enfermeira Noeny Souza, as unidades de saúde estão mobilizando todas as escolas do município para que as meninas sejam imunizadas. Para serem protegidas, são necessárias duas doses, sendo a segunda, seis meses após a primeira aplicação.

Escolas

Para que os pais fiquem cientes, a vacinação ocorrerá especificamente nesta quarta nas escolas Baldino, Maria Vetorasso, Renilda, Emanuel Pinheiro, Sagrado Coração, São José Operário, 1° de Maio, Daniel, Adolfo, Rosalino, Edivaldo, Elisabeth, Gildásia, José Antônio, Carlos Pereira Barbosa, Odorico, CPAC, Irmã Elza Geovanella, Dulcinéia Cascão Barbosa, Arão Gomes Bezerro, Maria Elza, Eunice, Kallil, Balbino, Dom Wanibaldo, Lucas Pacheco, Salmem, e Nunes Rocha. Especialmente, as escolas CEAC e Adventista receberão a vacina no dia 30 de agosto e 2 de setembro, respectivamente.

Leia também:  Falta de placas de identificação em ruas dificulta localização em bairros

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.