itambezinhoFiscais da Vigilância Sanitária de Rondonópolis trabalharam em ritmo acelerado na tarde desta sexta-feira (26) para fazer a interdição da bebida láctea UHT sabor chocolate que é produzida pela empresa Itambé e tem o nome fantasia de Itambezinho Chocolate. A ação atende determinação da Secretaria de Saúde do Estado que investiga a suspeita de morte de uma criança após consumir o produto, na capital Cuiabá.

Janaina Castelhano Estolano – gerente da Divisão de Vigilância Sanitária do Município – conta que recebeu um memorando da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, no começo da tarde, que relata o episódio da morte da criança e determina a interdição do produto até que o Laboratório Central de Cuiabá – Lacen conclua a análise da bebida láctea com 200 ml, data de fabricação de 25/05/2016 e validade até 21/11/2016.

Leia também:  2º Fórum do SIRRACS acontece em Rondonópolis

A gestora informa que o documento da Pasta estadual esclarece que a criança começou a se sentir mal cerca de uma hora após consumir a bebida. Ela foi levada imediatamente ao hospital, mas não resistiu. Os pais dela também tomaram pequena quantidade do produto e a mãe passou mal.

Logo que recebeu o informe do governo estadual, Janaina e a equipe de fiscais fizeram uma ação concentrada de contatos telefônicos com lojas de supermercados, conveniências, lanchonetes e bares. A operação foi para fazer a interdição do produto que deve ser retirado da área de vendas até a conclusão da análise laboratorial. Caso o resultado seja negativo, a bebida pode voltar a ser comercializada normalmente.

Mas, se for confirmada a relação do produto com a morte da criança, então a venda do Itambezinho Chocolate deste lote fica proibida. Janaina conta que alguns telefones contatados não foram atendidos e pede o apoio da imprensa local para alertar aos comerciantes sobre a necessidade de retirar o produto da área de venda e aguardar o resultado da análise. “Essa medida é fundamental para proteger a saúde da população”, alerta.

Leia também:  Correios devem entrar de greve e serviços de banco postal serão encerrados
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.