Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo da Papuda, no Distrito Federal, tentaram fugir na noite do último sábado (10). Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do DF (Sindpen-DF), Leandro Allan, 45 detentos tentaram sair do complexo por meio de um buraco no teto. Ninguém conseguiu escapar.

Foto: Sindpen-DF/Reprodução
Foto: Sindpen-DF/Reprodução

De acordo com Allan, a tentativa de fuga aconteceu entre 21h e 22h da noite de sábado. Os presos de três celas do bloco 1, ala B, do CDP conseguiram interligar os três cômodos. Em uma das celas, os detentos conseguiram abrir um buraco no teto.
“Eles utilizaram todos os objetos possíveis para fazer esse buraco. Lâminas de barbeador, escovas de dente, até mesmo pedaços de ferro da estrutura da própria prisão”, afirmou.
Segundo o presidente do sindicato, as três celas deveriam comportar quatro detentos cada uma, somando 12 presos ao todo. “O número de servidores é insuficiente para que não haja novas tentativas de fuga, rebeliões ou fugas efetivas”, afirmou. Cerca de 30 agentes conseguiram impedir que os presidiários escapassem.

Leia também:  Presença de criança em apresentação com artista nu gera polêmicas em museu de SP

De acordo com Allan, o DF possui 1,5 mil agentes penitenciários que são responsáveis por cuidar de 15,2 mil presos. “Há uma superlotação em todo o sistema penitenciário do DF. Cada agente tem que fiscalizar 112 presos por turno, quando a recomendação é que cada funcionário cuide de cinco presos”.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social confirma a tentativa de fuga, mas diz que o episódio envolveu 40 presos de duas celas, que teriam capacidade para 12 pessoas cada uma. A pasta diz que os detentos foram remanejados para outras celas e que “os internos envolvidos irão responder criminalmente por dano ao bem público.”
A nota diz também que a unidade passa por reforma, sendo que dois novos blocos foram inaugurados do CDP e quatro outros prédios estão em construção, com capacidade para 3,2 mil internos – inauguração prevista para 2017. Segundo a secretaria, foram investidos R$ 112 milhões na obra. O caso da tentativa de fuga será investigado.

Leia também:  Atriz Solange Couto pede ajuda nas redes sociais para localizar carro roubado
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.