Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Algumas cidades do sul e sudeste do Mato Grosso podem registrar umidade relativa do ar abaixo de 20% neste fim de semana, o que é considerado situação de alerta. A Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, alerta que a temperatura deve chegar até 40° nessas regiões e em Cuiabá. Os dados climatológicos são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o gerente de monitoramento da Defesa Civil, sargento BM José Bruno, não há previsão de chuvas intensas para os próximos dias e a projeção é de baixa umidade. “A previsão máxima é de 40% nessas regiões. Porém, com o intenso calor, pode chegar a 20% nos horários mais quentes, das 10h às 15h”.

Leia também:  No primeiro semestre, população envia 11 mil mensagens à Rede de Ouvidorias em MT

O sargento também destaca que parte do norte e nordeste do Estado deve ter o clima mais úmido por causa da formação de nuvens de chuvas, oriundas de Rondônia e Tocantins. Como exemplo citou a chuva de granizo, que caiu no município de Cláudia (620 km ao norte de Cuiabá) no início da semana.

No caso da baixa umidade relativa do ar são necessários alguns cuidados para a saúde, conforme demanda a Organização Mundial de Saúde. A umidade entre 21% e 30% significa estado de atenção, por isso, use umidificadores, toalhas molhadas, recipientes com água, irrigação de jardins, e sempre que possível, permaneça em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas.

Leia também:  Arraiá do Vale e Festival de Viola Feminina acontecem nos dias 13, 14 e 15 de julho

Quando a umidade fica entre 12% a 20% é considerado estado de alerta, sendo recomendado evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico para os olhos e narinas. Quando a umidade cai para menos 12% o estado é considerado de emergência, sendo necessário umidificar ambientes internos e suspender aglomerações em ambientes fechados.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.