Agora MT Destaques Como não ser assaltado em Rondonópolis, guia de sobrevivência | Entendendo Direito
DESTAQUES

Como não ser assaltado em Rondonópolis, guia de sobrevivência | Entendendo Direito

Por Hélio Fialho
VIA

assaltadoBom dia, boa tarde, boa madrugada, meus leitores, vocês são nossos patrões, sem vocês, essa coluna não tem razão de existir.

Hoje trataremos como sempre de um tema de relevância em suas vidas cotidianas, de forma simples, com um olhar do profissional do Direito sem palavras difíceis, ou complexidades.

Estamos passando pelo pior momento da Segurança Pública em nosso estado de todos os tempos, e esse seu amigo vai falar algumas coisas a respeito, sem política ou politicagem, fiquem tranquilos.

Para começarmos vamos ver de onde se origina na lei maior a constituição os deveres e direitos em segurança Pública:

“Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:”

Prestem atenção que a Segurança Pública é direito e responsabilidade de todos, então esse guia de sobrevivência deixa de fora o estado e as polícias, aqui ensinarei os senhores e senhoras a fazer a sua parte sem depender deles.

  1. Cuidado com exteriorização de riqueza, cordões de ouro e celulares caros por enquanto devem ser usados com muita descrição.
  2. Não se distraia, permaneça atento em ponto de ônibus e locais com histórico de assaltos, saídas de universidades, ponto de ônibus etc.
  3. Não pare nos semáforos, calma… o que eu quero dizer é que ao ver o semáforo no vermelho, diminua a velocidade e tente manter o carro ou moto em movimento até o sinal abrir de novo.
  4. Não espere o ônibus no ponto, antes do horário, os coletivos passam quase que em um horário regular, vá no máximo 5 minutos antes para o ponto.
  5. Antes de chegar em casa, ligue para que o companheiro ou companheira, abra o portão no horário exato em que você for chegar, antes de abrir o portão, dê uma volta na quadra ou certifique-se que não tem uma moto com duas pessoas por perto.
  6. Não confie em estereótipos (pessoas que se parecem algo) muito dos assaltantes hoje vem de famílias de classe média e brancas, vestem-se bem e alguns pela aparência você deixaria namorar a sua filha.

7.Não pare o carro em lugares ermos (isolados ou pouco movimentados) para atender celular.

  1. Não se embebede em lugares desconhecidos ou com pessoas que você não conhece.

Agora um conselho que pode nos salvar a longo prazo, esqueçam o estado como protetor, ele é preocupado demais em salvar a si mesmo, esqueçam as polícias, nunca haverá policiais suficientes para conter a criminalidade em um país com tantas desigualdades sociais.

Participem mais ativamente do projeto de lei 3722/2012, o estatuto do controle de armas de fogo, liguem mandem e-mail (na internet se acha fácil o e-mail e o telefone do gabinete do seu senador e deputado federal).

Com ele você cidadão de bem vai poder se armar, você jovem senhora, vai ver q se sente muito mais confortável com a sua Pistola Bersa Thunder 380, você comerciante que trabalha com a sua família, vai perder o temor de ver aqueles dois descendo da moto e não tirando o capacete.

A longo prazo armar-se é a única saída, de forma legal ainda é impossível, mas se vocês pressionarem em breve poderemos exercer o direito sagrado de termos armas e nos defendermos.

Deixo aos senhores um conselho do mestre Jesus, que poucas pessoas se lembram:

Lucas 22:36

Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a;

 

 

 

Relacionadas

Polícias Civil de MT e AM prendem três pessoas por tráfico interestadual de drogas

Dez mandados judiciais foram cumpridos na Operação Transamazônica, deflagrada pelas Polícias Civil dos Estados de Mato Grosso e Amazonas, no sábado (16.03), na cidade...

Polícia Civil identifica menor que incendiou escola estadual

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Tabaporã, identificou um adolescente, de 17 anos, como o autor de um incêndio criminoso ocorrido neste...

Operação interdita empresa clandestina de recapagem de pneus

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Mato Grosso (Ipem) deflagraram, nesta terça-feira...

Casal invade comércio, alarme dispara e homem foge deixando esposa para trás

Uma mulher de 38 anos foi presa pela Polícia Militar (PM) após invadir e tentar furtar um estabelecimento comercial, na madrugada desta sexta-feira (15),...

Ação integrada apreende 1.800 comprimidos de ” boa noite cinderela”

Uma ação conjunta entre as forças de segurança apreendeu 60 caixinhas lacradas com 1.800 comprimidos do medicamento Rohydorm, cuja substância ativa é o Flunitrazepam,...

Operação apreende 60 celulares e entorpecentes na Mata Grande

A Polícia Penal apreendeu uma grande quantidade de drogas e outros materiais durante a operação 'Alvorada no Raio IV' realizada na penitenciária Mata Grande,...

Polícia Civil prende autor de homicídio que matou vítima a facadas em Primavera do Leste

O autor de um homicídio em que a vítima foi morta a facadas em Primavera do Leste foi preso em flagrante pela Polícia Civil,...

Trabalho integrado restaura saúde bucal de reeducandos em cadeia pública

O trabalho realizado pelos profissionais da Cadeia Pública de Barra do Garças-MT está intensificando a assistência na restauração da saúde bucal e autoestima dos...

Trio armado invade casa, amarra morador e foge com joias e celulares

Uma casa foi invadida e roubada, na noite desta quarta-feira (13), no bairro Residencial Planville, em Rondonópolis-MT. Os suspeitos fugiram levando joias, celulares, uma...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas