assaltadoBom dia, boa tarde, boa madrugada, meus leitores, vocês são nossos patrões, sem vocês, essa coluna não tem razão de existir.

Hoje trataremos como sempre de um tema de relevância em suas vidas cotidianas, de forma simples, com um olhar do profissional do Direito sem palavras difíceis, ou complexidades.

Estamos passando pelo pior momento da Segurança Pública em nosso estado de todos os tempos, e esse seu amigo vai falar algumas coisas a respeito, sem política ou politicagem, fiquem tranquilos.

Para começarmos vamos ver de onde se origina na lei maior a constituição os deveres e direitos em segurança Pública:

“Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:”

Prestem atenção que a Segurança Pública é direito e responsabilidade de todos, então esse guia de sobrevivência deixa de fora o estado e as polícias, aqui ensinarei os senhores e senhoras a fazer a sua parte sem depender deles.

  1. Cuidado com exteriorização de riqueza, cordões de ouro e celulares caros por enquanto devem ser usados com muita descrição.
  2. Não se distraia, permaneça atento em ponto de ônibus e locais com histórico de assaltos, saídas de universidades, ponto de ônibus etc.
  3. Não pare nos semáforos, calma… o que eu quero dizer é que ao ver o semáforo no vermelho, diminua a velocidade e tente manter o carro ou moto em movimento até o sinal abrir de novo.
  4. Não espere o ônibus no ponto, antes do horário, os coletivos passam quase que em um horário regular, vá no máximo 5 minutos antes para o ponto.
  5. Antes de chegar em casa, ligue para que o companheiro ou companheira, abra o portão no horário exato em que você for chegar, antes de abrir o portão, dê uma volta na quadra ou certifique-se que não tem uma moto com duas pessoas por perto.
  6. Não confie em estereótipos (pessoas que se parecem algo) muito dos assaltantes hoje vem de famílias de classe média e brancas, vestem-se bem e alguns pela aparência você deixaria namorar a sua filha.
Leia também:  A taxa do lixo | Entendendo Direito

7.Não pare o carro em lugares ermos (isolados ou pouco movimentados) para atender celular.

  1. Não se embebede em lugares desconhecidos ou com pessoas que você não conhece.

Agora um conselho que pode nos salvar a longo prazo, esqueçam o estado como protetor, ele é preocupado demais em salvar a si mesmo, esqueçam as polícias, nunca haverá policiais suficientes para conter a criminalidade em um país com tantas desigualdades sociais.

Participem mais ativamente do projeto de lei 3722/2012, o estatuto do controle de armas de fogo, liguem mandem e-mail (na internet se acha fácil o e-mail e o telefone do gabinete do seu senador e deputado federal).

Com ele você cidadão de bem vai poder se armar, você jovem senhora, vai ver q se sente muito mais confortável com a sua Pistola Bersa Thunder 380, você comerciante que trabalha com a sua família, vai perder o temor de ver aqueles dois descendo da moto e não tirando o capacete.

Leia também:  Direito da mulher que adota | Entendendo Direito

A longo prazo armar-se é a única saída, de forma legal ainda é impossível, mas se vocês pressionarem em breve poderemos exercer o direito sagrado de termos armas e nos defendermos.

Deixo aos senhores um conselho do mestre Jesus, que poucas pessoas se lembram:

Lucas 22:36

Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a;

 

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.