Com uma produção de 1.120 toneladas de mandioca por ano e uma área cultivada de 56 hectares, produtores do Assentamento Rural Zumbi dos Palmares, localizado no município de Dom Aquino (166 km ao Sul de Cuiabá), realizam a Primeira Festa da Mandioca e o Encontro de Violeiros, neste 10 e 11 de setembro (sábado e domingo).
Serão comercializadas inovações com a mandioca, tais como: pamonha, bolos, sucos, caldos, salgados, doces, farinhas, biju e polvilho. A expectativa é a participação de 600 pessoas, com o som dos violeiros e o melhor da música raíz.mandioca

No assentamento, que fica distante 12 quilômetros da cidade, foi construída uma farinheira que produz mais de 4.800 quilos de farinha por mês. Conforme Elizabeth, a farinheira conta com o trabalho principalmente das mulheres rurais, na administração e produção de farinha. A maior parte da produção é comercializada para merenda escolar e o excedente para o comércio local e em Cuiabá. “A Festa é para apresentar à comunidade a importância da cultura da mandioca para a culinária e a renda das famílias”, enfatiza.

Leia também:  O fluxo de veículo na BR-163 terá aumento de 32% no feriado

Durante o Encontro a Orquestra Viola Divina será uma das atrações da 1ª Festa da Mandioca e Encontro de Viola Caipira. A orquestra, que é um conjunto harmônico de vozes e instrumentos, totalizando 134 cordas bem afinadas e bem tocadas pelos profissionais, os quais irão apresentar um repertório amplo e diferenciado da música raíz. Será a segunda apresentação no município de Dom Aquino. A primeira foi no Encontro de Violeiros que aconteceu em 2013.
A orquestra Viola Divina tem percorrido várias cidades do Estado com a finalidade de manter viva a cultura da música caipira, que é genuinamente brasileira. Além da orquestra, a Festa da Mandioca também irá receber outros artistas.

A Festa da Mandioca começa neste sábado (10.09), a partir das 18h, com a celebração eucarística. Em seguida a comercialização dos produtos processados da mandioca, leilão e quermesse. No domingo (11.09), a partir das 10h é a abertura oficial da Festa da Mandioca e Encontro de Violeiros Amadores e Profissionais. O evento será realizado no salão da Comunidade Zumbi dos Palmares, localizada no Assentamento. O encerramento está previsto para às 16h.

Leia também:  Mato Grosso lança projeto de PPP em tempo recorde
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.