Agora MT Mundo Governador decreta emergência em cidade dos EUA, após protestos
MUNDO

Governador decreta emergência em cidade dos EUA, após protestos

Da redação com Agência Brasil
VIA

Charlotte, principal cidade do estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, teve uma madrugada caótica em razão de protestos violentos de moradores contra a morte de um homem negro, atingido a tiros pela polícia na última terça-feira. Durante todo o dia de ontem (21), o clima da cidade estava tenso, mas piorou quando, às 20h, centenas de manifestantes marcharam pelas ruas e gritavam “black lives matter” (vidas negras têm valor).

Caitlin Penna/EPA/Agência Lusa/direitos reservados
Caitlin Penna/EPA/Agência Lusa/direitos reservados

A passeata era seguida de perto por policiais vestidos com equipamento contra motim. Os manifestantes jogaram garrafas e pedras na polícia, em carros, em casas e lojas. A polícia respondeu atirando neles balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

Esta foi segunda noite seguida de tumultos em Charlotte. O governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, decidiu decretar estado de emergência e solicitar ajuda de tropas federais. A Casa Branca e o Departamento de Justiça norte-americano enviaram funcionários para acompanhar os acontecimentos e analisar que outras medidas podem ser adotadas para acalmar a situação. Vários manifestantes foram feridos e atendidos em hospitais.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas