O resultado das eleições municipais deste domingo (2) não será definitivo para 183 candidatos em Mato Grosso. Conforme informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) nesta sexta-feira (29) dos 9.890 registros de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador no Estado aptos a concorrer, 183 políticos tiveram o pedido indeferido em 1ª instância e recorreram da decisão na 2ª instância.

De acordo com o TRE-MT, estes candidatos podem fazer campanha e receber os votos, entretanto, os votos deles serão computados separadamente durante a totalização. Os candidatos que cujo o status é “indeferido com recurso” na base de dados do Tribunal aparecerá com a votação zerada nos painéis de apuração, mas podem ter acesso ao número de votos recebidos porque há uma divulgação em paralelo, chamada de “apuração reservada” pelo TRE.

Leia também:  Abertas inscrições da 2° corrida Rotam Extreme

Os votos só serão computados a estes candidatos, após o trânsito julgado e caso consigam reverter a decisão em 2ª instância ou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso não consigam reverter os votos são descartados.

Aqueles candidatos com a situação ‘deferido com sucesso’ terão os nomes inseridos nas urnas eletrônicas e também concorrem ‘sub judice’, entretanto nestes casos, os votos a eles atribuídos são computados durante a totalização.

O eleitor pode consultar a situação do registro de candidatura de todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores nas Eleições Municipais 2016, através do link disponível no site do TSE : http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais-2016/candidaturas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.