Wanderlei dos Reis juiz eleitoral - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Wanderlei dos Reis juiz eleitoral – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O juiz eleitoral Wanderlei José dos Reis, titular da 46ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, ministrou durante a manhã desta quinta-feira (01) uma palestra direcionada aos policiais federais, civis e militares de Rondonópolis e região sobre a atuação das polícias e situações de flagrância delitiva nos principais crimes eleitorais. A palestra contou com a presença de mais de 400 policiais entre oficiais, praças, delegados, escrivães e investigadores de polícia.

O evento teve como base as normas gerais das Eleições de 2016, com o principal objetivo de coibir a prática de corrupção eleitoral e de boca de urna e familiarizar os policiais com a temática eleitoral, já que segundo o juiz não é matéria vista diariamente pela categoria.

Leia também:  Caminhão derruba postes e deixa região da Vila Mineira sem energia

Wanderlei que é mestre, doutor e pós-doutor em Direito, abordou todas as fases do processo eleitoral, citando os crimes mais comuns em cada uma delas. De acordo com Wanderlei a maior preocupação está no combate à corrupção eleitoral e ao crime de boca de urna, que são os mais frequentes em todas as eleições.

Wanderlei dos Reis juiz eleitoral fala para os policiais sobre direito autoral - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Wanderlei dos Reis juiz eleitoral fala para os policiais sobre eleições- Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

 “Existe um certo temor dos policiais em agir diante dos candidatos por não saberem o que é crime eleitoral. É sabido que a polícia não tem tanto contato com crimes eleitorais, que são sazonais, se verificando só em épocas de eleições. Por isso, é importante dedicar essa atenção aos policiais que trabalharão conosco nessas eleições municipais, orientando-os de como se caracterizam os principais crimes eleitorais. É importante que todos se mantenham vigilantes e atuantes em suas funções de coibir qualquer tentativa de abuso de poder político ou econômico a ensejar a desigualdade entre os candidatos ao pleito municipal” explicou o juiz.

Leia também:  18° GAC realiza exposição em comemorações à 'Semana do Soldado'
Policiais ouvindo a palestra do Dr Wanderlei sobre direito eleitoral - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Policiais durante a palestra do Dr Wanderlei sobre eleições – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O município de Rondonópolis conta hoje com 145.044 eleitores, o 3° maior colégio eleitoral do Estado, distribuído entre 4 Zonas Eleitorais. Serão 74 locais de votação e 486 seções eleitorais, onde serão mobilizados mais de 2.000 mesários e colaboradores nas Eleições 2016.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.