Agora MT Política Projeto cria calendário da agricultura familiar de MT
POLíTICA

Projeto cria calendário da agricultura familiar de MT

Da assessoria
VIA

Foto: assessoria
Foto: assessoria

A agricultura familiar é a principal fonte de renda e sustento de aproximadamente 250 mil famílias em Mato Grosso, no entanto, a dificuldade para comercializar os produtos ainda representa um entrave para o desenvolvimento da atividade.

Para tentar mudar essa realidade e incentivar o consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), apresentou o projeto de lei n° 359/2016, que estabelece a criação de um calendário da produção local.

Conforme texto do projeto, o Calendário de Produção da Agricultura Familiar de Mato Grosso terá que ser amplamente divulgado em todo o estado e deverá conter informações sobre o tipo de cultura produzida, a região atendida pelo produtor, a época prevista para a colheita e a quantidade estimada.

“A intenção é que esse calendário sirva de guia para aquisição de insumos nas escolas e hospitais públicos e privados, bem como para incentivar o consumo dos produtos da estação em restaurantes e residências”, justificou Guilherme Maluf.

O projeto determina ainda que o calendário seja produzido com a participação de agricultores familiares e/ou empreendedores familiares; representantes de assentamentos de reforma agrária; comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas; fornecedores de gêneros alimentícios certificados como orgânicos ou agroecológicos; e organizações com maioria de agricultores familiares e/ou empreendedores familiares em seu quadro de sócios.

Repercussão

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri-MT), Nilton José de Macedo, parabenizou o deputado Guilherme Maluf pela iniciativa e afirmou que a divulgação de informações acerca da produção gerada na agricultura familiar contribuirá para o fortalecimento da atividade no estado.

“A organização e divulgação dessas informações será muito importante para elaborarmos um diagnóstico fiel da agricultura familiar em Mato Grosso, que hoje não possuímos, e isso é importante também para embasar a elaboração de políticas que beneficiem os agricultores familiares”, disse.

Atualmente, segundo Nilton, há dois programas do governo federal que possibilitam a comercialização dos produtos da agricultura familiar: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), baseado na oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional, e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

“Esses programas são muito importantes, porém, ainda precisamos de mais iniciativas que incentivem a comercialização de produtos da agricultura familiar”, frisou.

Iniciativa popular

A ideia para o projeto de lei surgiu a partir de mensagem enviada pelo engenheiro agrônomo e empresário Carlos Henrique Bonsi Checoli, através do formulário disponível no site da Assembleia Legislativa.

Segundo o engenheiro, a falta de informações referentes à produção dos agricultores familiares mato-grossenses é um grande empecilho para a comercialização.

“Enviei a sugestão para elaboração desse projeto de lei porque já participei de vários projetos e iniciativas que envolvem a agricultura familiar e não há hoje nenhum sistema de inteligência que reúna e organize as informações referentes à produção no estado, o que dificulta a comercialização dos produtos”, relatou.

Embora haja programas de incentivo à venda de produtos da agricultura familiar para merenda escolar, Carlos afirma que a falta de conhecimento dos compradores acerca da produção – o que é produzido, em qual época e em qual região – também acaba prejudicando o comércio.

“Isso influencia principalmente no mercado de hortaliças, pois cada uma tem sua época e às vezes os compradores fazem solicitações que não são possíveis de atender. A falta de informações dificulta muito essa mediação entre produtores e compradores, por isso é essencial implantar uma política de comercialização eficiente em Mato Grosso”, ressaltou.

Carlos Checoli agradeceu o reconhecimento e disse que espera a aprovação do projeto de lei.

“Ouvi falar sobre essa possibilidade de enviarmos sugestões aos deputados estaduais através de uma propaganda no rádio e resolvi testar. Achei isso muito interessante, tanto que já enviei outras duas sugestões. Nós, cidadãos, temos que fazer bom uso desses canais democráticos”, afirmou.

Agricultor Familiar

Conforme a Lei nº 11.326/2006, é considerado agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, possui área de até quatro módulos fiscais, mão de obra da própria família, renda familiar vinculada ao próprio estabelecimento e gerenciamento do estabelecimento ou empreendimento pela própria família.

Também são considerados agricultores familiares: silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.

Tramitação

O projeto que cria o Calendário de Produção da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso foi apresentado na sessão ordinária realizada no dia 24 de agosto e aguarda votação em plenário.

Relacionadas

Após problema de superlotação no PA Infantil não ser resolvido, vereador apresenta requerimento e cogita abertura de CEI

Durante Sessão Ordinária nesta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Rondonópolis, o vereador Gerson Moreira (MDB) apresentou um requerimento para que a secretária de...

Prazo para regularizar o título de eleitor termina em 8 de maio

O prazo para solicitar o título de eleitor ou regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral — para que seja possível votar nas eleições...

Senado começa a discutir nesta terça aumento de benefícios para juízes, promotores e defensores

O plenário do Senado começa a debater nesta terça-feira (23) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria um novo benefício salarial para...

Deputado do PSOL chuta ativista do MBL e troca empurrões com Kim Kataguiri na Câmara

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi filmado empurrando o influenciador Gabriel Costenaro, membro do MBL (Movimento Brasil Livre), para fora da Câmara dos...

Empresário Paulo Backes assume diretório municipal do Republicanos em Rondonópolis

Paulo Backes, jovem empresário no segmento atacadista e distribuidor, que foi empossado Presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso -...

Nininho assume presidência das comissões de Agropecuária e de Revisão Territorial

O Núcleo Ambiental de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) finalizou nesta quarta-feira (17) a instalação das suas comissões permanentes e...

Moraes manda PF aprofundar investigações sobre suposta fraude em vacinação de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou a Polícia Federal aprofundar as investigações sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes...

Comissão do Senado aprova redução de IR a taxistas e motoristas por aplicativo

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei que traz redução no imposto de renda a...

Em resposta ao STF, Senado aprova a PEC que criminaliza porte e posse de droga

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte de qualquer...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas