Foto: reprodução
Foto: reprodução

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, para você internauta, obrigado por ter voltado aqui, sem vocês nós não somos ninguém.

Para quem ainda não nos conhece, aqui é aquele Direito do dia a dia, falado por um operador do Direito (advogado), mas de maneira simples, com palavras que você leitor amigo entenda.

Bem, primeiro vamos aos fatos, esse governo é um governo que será ligado as classes mais abastadas (ricas), não que o outro não fosse, mas o discurso desse governo será muito mais ligado ao empresário do que ao funcionário.

As mulheres já trabalham 12h por dia, 8 horas no trabalho e mais 4h em casa não remuneradas, uma coisa a se pensar (nunca neguei que sou machista, mas estes dados me fazem pensar.

Leia também:  Injúria Racial qualificada pelo preconceito | Entendendo Direito

Você sabe como funciona a jornada de trabalho hoje?

A jornada de trabalho é o período estabelecido no contrato da empresa que deve ser cumprido pelo empregado. A CLT prevê a quantidade máxima de 8h diárias, um total de 44h semanais.

O que passar disso é horas extras e por acordo ou convenção coletiva o excesso de horas em um dia poderá ser compensado pela correspondente diminuição em outro dia.

A proposta desse governo de fato é a seguinte: as convenções coletivas é que devem determinar como as horas de trabalho devem ser distribuídas ao longo da semana como exemplo: uma categoria pode topar trabalhar mais horas de segunda a sexta-feira, para não ter mais que trabalhar no sábado.

Leia também:  Lei Maria Da Penha fica ainda mais “dura” | Entendendo Direito

Isso sem mexer no limite semanal de trabalho que é de 44h.

Mas fiquem atentos quem faz as tais convenções coletivas, que na verdade tem força de contrato, são os sindicatos dos empregadores junto com o sindicato dos empregados, será fundamental que você trabalhador fique muito mais atento e próximo do seu sindicato.

O trabalho dignifica o homem, vamos lá senhores, pra cima deles em busca do sonho de riqueza e liberdade.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.