Exercito faz a abertura do sete de setembro em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
18ºGAC durante a abertura do desfile cívico Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O desfile cívico militar em comemoração aos 194 anos de Independência do Brasil, iniciou pontualmente às 7h desta quarta-feira, dia 7 de setembro, em Rondonópolis. Com a temperatura mais amena, a presença de público no local começou de forma tímida, mas logo cresceu ao longo do desfile. A estimativa da organização que pelo menos 17 mil pessoas prestigiassem o evento.

Luciano Carneiro secretário de Cultura no desfile de 7 de setembro - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Luciano Carneiro secretário de Cultura no desfile de 7 de setembro – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

“Com a temperatura mais baixa nesse horário, a população nesse horário já estaria tomando a avenida e hoje ainda não, mas a gente acredita que ao longo do desfile as pessoas vão chegando. Elas vem prestigiar seus familiares desfilando, é um evento que a população abraça e se não superar esperamos que iguale ao do ano passado,” comentou o secretário municipal de Cultura, Luciano Carneiro Alves.

Leia também:  Falta de atenção resulta em acidente no Jardim Pindorama em Rondonópolis

 Neste ano, 33 entidades participaram do desfile, sendo escolas, projetos e instituições militares e policiais. Uma novidade foi a presença da Polícia Civil que participa efetivamente pela 1ª vez.

Policia civil desfila no sete de setembro em Rondonopolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Policia civil marcou presença no desfile – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

“Hoje estamos com três viaturas, em torno de 12 policiais, inclusive uma viatura com policiais femininas participando do desfile e desta tão especial e de grande relevância para o nosso país. A gente nesse entrosamento com os poderes públicos, com o município, todos os órgãos em Rondonópolis, fomos convidados também a estar levando o nome da Polícia Civil no desfile e aceitamos prontamente,” disse o delegado regional Claudinei Lopes.

Já a Polícia Militar em razão de outras atividades participou do desfile apenas com os projetos PROERD e Rede Cidadã. “Devido as inúmeras atividades que estamos procedendo no momento, festivais nas cidades vizinhas e com reintegração de posse, hoje nós viemos apenas com os nossos projetos, representando a instituição militar,” comentou o representante do 4º Comando Regional, o major Osório.

Leia também:  Animais seguem sendo atropelados na 'avenida da Ponte Nova'
Alunos do proerd desfila no sete de setembro - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Projeto da Pm durante o desfile de Independência do Brasil – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Neste ano, o país comemora os 194 anos de Independência, o comandante do 18º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), Tarcilo de Arruda Proença destacou a importância da data. “Esta é a data máxima da nossa pátria, nossa independência representa nossa liberdade, representa a liberdade do povo, a população tem que realmente comemorar e estar satisfeita com a nossa independência nesses 194 anos,” disse o comandante.

Exercito desfilando no sete de setembro em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Exercito desfilando no 7 de setembro em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O desfile

Cerca de seis mil pessoas desfilaram neste ano durante o desfile cívico militar na avenida Amazonas, entre a Rua Domingos de Lima e a João Pessoa. A abertura do desfile ficou por conta novamente do 18º GAC com cerca de 300 militares e 15 viaturas.

Palanque de autoridades no desfile de sete de setembro - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Palanque de autoridades no desfile de sete de setembro – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

No palanque das autoridades estavam o procurador jurídico Fabricio Miguel, representante do município, o comandante do 18º GAC, Tarcilo de Arruda Proença, o juiz eleitoral Wanderley José dos Reis, o secretário municipal de Cultura, Luciano Carneiro, o representante do 4º CR, Major Osório e o tenente-coronel do Corpo de Bombeiro, Francinildo Pereira.

Leia também:  Técnico do União lamenta: “Dava para ir mais longe”
Corpo de Bombeiro desfila no sete de setembro - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Corpo de Bombeiro no desfile civico militar – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.