Foto: J.B. Friday
Foto: J.B. Friday

Nativa da África e da Índia, de sabor ácido e doce, o tamarindo é uma fruta valiosa principalmente pelos muitos componentes nutricionais que contribuem para a saúde. Rica em vitamina C, E, Complexo B, Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês e fibra dietética, a fruta possui casca marrom e formato de vagem.

O cultivo do tamarindo está presente em quase todos os estados, inclusive em Mato Grosso. Por conta das suas propriedades nutricionais, a fruta proporciona inúmeros benefícios a saúde.

Benefícios do tamarindo

A fruta possui propriedades anti-inflamatórias e expectorante, ajudam a aliviar a febre e a tosse. O tamarindo também pode ajudar a tratar problemas digestivos e a prevenir doenças relacionadas ao coração, pois colabora para diminuir os níveis de colesterol no sangue e a pressão arterial.

Leia também:  Livro reúne 50 receitas vegetarianas. Aprenda três

O tamarindo também é um laxante leve, o que ajuda as pessoas que sofrem com intestino preso. A fruta pode ajudar na prevenção contra a anemia ferropriva. Por ser fonte de fibra, o tamarindo pode colaborar para a perda de peso, pois esses nutrientes contribuem com a sensação de saciedade ao organismo.

Para a pele e o cabelo, a vitamina C presente na fruta estimula a produção de colágeno. Além da vitamina A que ajuda a manter o cabelo hidratado.

Cuidados

É preciso ter cuidado com o consumo da fruta, nada de excessos, para evitar problemas de saúde, como a baixa pressão arterial que o tamarindo promove.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.