Foto: Reprodução / cevisa
Foto: Reprodução / cevisa

Ferro na veia
Feita a partir da mandioca, a tapioca herda alguns nutrientes desse alimento. “Um deles é o ferro, essencial para o bom funcionamento do corpo! Ele estimula o surgimento de células vermelhas que compõem o sangue, prevenindo anemia”, explica a nutricionista Gabriela Cilla, da Estima Nutrição (São Paulo).

Prevenção na terceira idade
Rico em vitamina K, o alimento reduz a probabilidade de doenças no sistema nervoso, como o Alzheimer, por exemplo.

Gravidez saudável
Vitaminas do complexo B, em geral, são encontradas na tapioca! “A principal é a B9, ou ácido fólico, substância essencial para as gestantes, pois ajuda na boa formação do sistema nervoso do bebê”, completa. Quase um pãozinho, só que com mais nutrientes… “mas, se a ideia é uma receita saudável, é preciso apostar em recheios favoráveis: frango desfiado, atum, carne moída, ricota temperada… Dá pra soltar a imaginação”, orienta a nutricionista.

Leia também:  Como reconhecer os 7 sintomas de esgotamento nervoso

“Glúten free”
“A ausência desta proteína faz da tapioca um produto ideal para os intolerantes”, diz Gabriela. Lembrando que glúten aumenta a inflamação do corpo e leva à prisão de ventre!

A salvadora da pátria nos regimes
Possui fibra vegetal, o que ajuda no trânsito intestinal. “É curinga também em dietas, pois apesar de ser carboidrato, dá muito mais saciedade do que o pão.”

Como incluir no dia a dia
“Pode-se incluir a tapioca no cardápio duas vezes ao dia, no café da manhã e no lanche da tarde, por exemplo”, indica a especialista. Apesar da baixa caloria – em torno de 70 a cada duas colheres de sopa – ela não é um alimento integral, então não se pode abusar dela, certo?!

Leia também:  O que a dieta tem a ver com a inflamação?

O segredo está no recheio
Quase um pãozinho, só que com mais nutrientes… “mas, se a ideia é uma receita saudável, é preciso apostar em recheios favoráveis: frango desfiado, atum, carne moída, ricota temperada… Dá pra soltar a imaginação”, orienta a nutricionista. Uma opção saborosa e saudável é tapioca de agrião, queijo branco e tomate! A combinação do carboidrato da tapioca com vegetais e proteínas é tiro e queda para aguentar a atividade física ou o dia de trabalho.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.