O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) descongelou e fez a recontagem de votos do petista Valdir Barranco nesta segunda-feira (12) que disputou as eleições de 2014 para deputado estadual. Este é o último procedimento legal antes da diplomação de Barranco na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) que deve ocorrer na sexta-feira (16). A posse deve ocorrer logo em seguida.

Valdir recebeu 19.227 votos, número superior aos recebidos pelo coronel Pery Taborelli (PSC) que ocupa hoje a cadeira. Com 18.526 votos, Taborelli cai para a 1ª suplência. A recontagem dos votos para deputado estadual ocorreu devido a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, que deferiu o registro de candidatura de Barranco nas eleições de 2014.

Leia também:  Deputado Rezende busca informações sobre anel viário para Rondonópolis

A cerimônia de diplomação do petista deve acontecer na sexta-feira (16) durante a sessão do TRE-MT, posteriormente, Barranco deve apresentar o documento na Assembleia, onde toma posse. Assim, Valdir deve se tornar deputado na sexta-feira, contudo, ainda haverá uma cerimônia de posse na quarta-feira (21), durante a sessão legislativa.

Entenda:

Taborelli e Barranco travam uma briga na Justiça pela cadeira na AL-MT. Apesar de ter mais votos que o coronel Taborelli nas eleições de 2014, Valdir teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que entendeu que Barranco era ‘ficha-suja’ em razão das contas na Prefeitura de Nova Bandeirantes terem sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas.

Leia também:  Zaeli fala do projeto do IPTU e também sobre os problemas no Aeroporto Municipal

Entretanto, com base no entendimento do STF que as contas do Executivo devem ser aprovadas apenas pelas Câmaras Municipais, o ministro Luiz Fux acatou o recurso da defesa de Barranco e determinou o deferimento do registro de candidatura dele, anulando assim, a decisão anterior do TRE-MT.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.