O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) descongelou e fez a recontagem de votos do petista Valdir Barranco nesta segunda-feira (12) que disputou as eleições de 2014 para deputado estadual. Este é o último procedimento legal antes da diplomação de Barranco na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) que deve ocorrer na sexta-feira (16). A posse deve ocorrer logo em seguida.

Valdir recebeu 19.227 votos, número superior aos recebidos pelo coronel Pery Taborelli (PSC) que ocupa hoje a cadeira. Com 18.526 votos, Taborelli cai para a 1ª suplência. A recontagem dos votos para deputado estadual ocorreu devido a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, que deferiu o registro de candidatura de Barranco nas eleições de 2014.

Leia também:  Presidente Michel Temer segue internado em hospital de SP

A cerimônia de diplomação do petista deve acontecer na sexta-feira (16) durante a sessão do TRE-MT, posteriormente, Barranco deve apresentar o documento na Assembleia, onde toma posse. Assim, Valdir deve se tornar deputado na sexta-feira, contudo, ainda haverá uma cerimônia de posse na quarta-feira (21), durante a sessão legislativa.

Entenda:

Taborelli e Barranco travam uma briga na Justiça pela cadeira na AL-MT. Apesar de ter mais votos que o coronel Taborelli nas eleições de 2014, Valdir teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que entendeu que Barranco era ‘ficha-suja’ em razão das contas na Prefeitura de Nova Bandeirantes terem sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas.

Leia também:  Temer diz que se não tiver votos, reforma da Previdência ficará para fevereiro

Entretanto, com base no entendimento do STF que as contas do Executivo devem ser aprovadas apenas pelas Câmaras Municipais, o ministro Luiz Fux acatou o recurso da defesa de Barranco e determinou o deferimento do registro de candidatura dele, anulando assim, a decisão anterior do TRE-MT.

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.