Desde a semana passada, a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT) intensificou os trabalhos para deixar tudo pronto para os Jogos Universitário Brasileiros (JUBs), que começam nesta quinta-feira (03), em Cuiabá, com a presença de mais de 4 mil estudantes dos 26 estados mais o Distrito Federal.

Na quinta-feira (27), a equipe da Sael se juntou aos profissionais da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), para reforçar as atividades na Arena Pantanal, que receberá toda a parte administrativa do evento.

De lá para cá os caminhões já descarregaram uma infinidade de computadores, mesas e cadeiras para montar o que é chamado de cérebro do evento: o Centro de Comando de Operações dos JUBs, onde vão trabalhar mais de 300 profissionais em setores como RH, credenciamento, comunicação e marketing.
Há uma grande expectativa em cima da piscina do Complexo Arena Pantanal, que irá receber equipamentos de última geração. Desde sábado (29.10) ela é preparada para receber os melhores nadadores universitários do país.

Leia também:  União estreia com derrota diante do Dom Bosco no Luthero

A superintende do complexo, Adna Morbeck, destacou que a estrutura da piscina para os jogos já conta com arquibancadas, tendas, containers administrativo e de vestiários para os atletas se trocarem. Ou seja, está quase tudo pronto para as disputas de natação que começam no próximo dia 4.

Morbeck está emocionada, pois pela primeira vez a piscina do complexo vai receber equipamentos de alto nível e que ficarão como legado dos JUBs. Os equipamentos são as raias e os blocos de partida, que possuem padrão internacional de qualidade. “Essa estrutura ficará para os atletas do estado, para as competições regionais organizadas pela Federação Mato-grossense de Natação”, comemora a superintendente.
Outro que mal dorme nos últimos dias é o coordenador de Esportes Educacionais da Sael, Alex Alves. Nas últimas semanas ele trabalhou intensamente na organização para receber as mobílias (mesas e cadeiras), estrutura de refeitório, de instalação da rede de internet, bem como o salão de competição do xadrez, que fica no terceiro piso do setor leste do estádio.

Leia também:  União e Luve decidem o Estadual Sub-19

Para Alves é uma grande satisfação trabalhar como um dos organizadores dos JUBs, já que, em edições anteriores, ele participou como atleta da competição. “Apesar de muito trabalho é muito gratificante trabalhar nesse evento. Mal tenho dormindo nesses dias por causas da demanda da competição, mais vai valer muito a pena, principalmente ver os jogos acontecendo, ver que os atletas estão satisfeitos, interagindo e se divertindo no Boulevard (centro de convivência). Vai valer muito a pena”, enfatizou.

Os JUBs são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Governo de Mato Grosso, Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), com apoio da Assembleia Legislativa (AL-MT) e prefeitura de Cuiabá.
Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura dos JUBs será no próximo dia 03 de novembro, às 19h, no ginásio Aecim Tocantins. A festa será aberta ao público e contará com show nacional da banda de rock NX Zero. Para participar basta doar 2 kgde alimentos que serão trocados por ingressos.

Leia também:  Diretoria do União deve apresentar equipe dia 14

A troca deve ser realizada até a próxima quarta-feira (02.11), das 10h às 17h, no ginásio Aecim Tocantins. Não haverá troca no dia do evento. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de um responsável.

Os jogos

Os JUBs chegam à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reunirá em Cuiabá 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

Além das já conhecidas badminton, basquete 3×3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.