O Sistema Nacional de Emprego (Sine) oferece dois canais gratuitos de comunicação com a população. O Portal MTE Mais Emprego e a Central de Atendimento ao Trabalhador e Empregador: “Alô Trabalho 158”, que tem a finalidade de prestar informações e facilitar o acesso da população aos serviços do Ministério do Trabalho.

Na página da internet o trabalhador, ao se cadastrar no Portal Mais Emprego, pode verificar as oportunidades de acordo com o seu perfil e encaminhar-se para vagas de emprego. Para auxiliar o acesso do candidato, a equipe técnica do Sine Matriz, em Cuiabá, elaborou e produziu um tutorial com o passo-a-passo para o acesso e cadastro no Portal Mais Emprego.

Para acessar o Tutorial do Portal Mais Emprego, clique aqui.

Para as empresas, o Portal disponibiliza aplicações que possibilitam o encontro mais rápido do trabalhador desejado. Pois o empregador pode divulgar as vagas, verificar e selecionar os currículos para os postos ofertados.

Leia também:  Ações na fronteira do Brasil com a Bolívia visam proteger rebanho mato-grossense

Porém o secretário de Estado de Trabalho e assistência Social, Valdiney Arruda, destaca que é preciso atenção na hora de buscar o suporte online, pois a página oficial do Sine é omaisemprego.mte.gov.br.

Ocorre que existe uma empresa privada de empregos que usa a sigla do Sistema Nacional de Emprego em sua página denominada http://sine.com.br. Apesar do nome, esse site não tem qualquer vinculação com o Sine, MTE e Setas.

Já o canal de atendimento “Alô Trabalho 158” presta informações por telefone facilitando e simplificando o acesso dos usuários aos serviços do Ministério do trabalho e suas unidades descentralizadas. A central pode ser acessada em âmbito nacional pelo número 158. A ligação é gratuita de telefone fixo, contudo a chamada por telefone móvel (celular) será cobrada do usuário.

Leia também:  Taques destaca que Estado faz gestão parceira dos municípios

O atendimento da central é realizado 24hs por dia, todos os dias, para as informações eletrônicas. Caso o usuário precise falar com um atendente precisa ligar par o 158 de segunda a sexta-feira, no período de 07h às 19h.

São disponibilizadas informações sobre Legislação Trabalhista, seguro-desemprego, Abono Salarial; FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social; Sine – Sistema Nacional de Emprego; Autorização de trabalho a estrangeiros; CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregos: help-desk da declaração; Preenchimento, exclusão e retificação da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais; CBO – Classificação Brasileira de Ocupações.

Mudança de Horário

Leia também:  Phibro Saúde Animal fomenta no Rally da Pecuária em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) assegura que a mudança no horário de atendimento ao público, das unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Cuiabá (Matriz) e de Rondonópolis (212 km ao Sul da Capital), não vai afetar o atendimento ao público.  A Portaria nº 134/2016, estabelece que o a partir do dia 1º de novembro o horário de funcionamento dos postos do Sine da unidade Cuiabá (Sine-Matriz) e Rondonópolis será das 7h30 às 13h30. Confira aqui a portaria. 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.