04 de dezembro de 2020
Mais
    Capa Notícias Brasil Temporal causa estragos deixa mais de 100 mil clientes sem energia no...

    Temporal causa estragos deixa mais de 100 mil clientes sem energia no RS

    Imagem: temporal no RS derrubam árvores e postes
    Foto: Reprodução/RBS TV

    O ciclone extratropical que atua sobre o Oceano Atlântico e atingiu o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (27) provocou ventos acima de 100 km/h e deixou mais de 130 mil clientes sem energia elétrica. As áreas mais afetadas são o Litoral Sul e a Região Metropolitana de Porto Alegre.
    Entre as operadoras de energia elétrica, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) é a mais afetada. Às 21h, cerca de 98 mil clientes da companhia estavam sem luz. Na área de concessão da AES Sul, eram 30 mil, e na da RGE, seis mil.

    Na orla do Guaíba, em Porto Alegre, o Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic) registrou rajadas de até 90 km/h (veja imagens da Zona Sul da capital no vídeo acima). No Chuí, na fronteira com o Uruguai, o vento chegou a 111 km/h, conforme a Defesa Civil. No final da tarde, uma árvore tombou na esquina entre a Avenida do Lami e o Beco das Vitórias, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
    Em Rio Grande, na Região Sul, onde os ventos chegaram a 110 km/h, dezenas de árvores foram arrancadas. Por precaução, os alunos das redes municipal e estadual foram dispensados. A medida atinge 17 mil estudantes nas escolas estaduais e 22 mil nas municipais. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) também cancelou as aulas na tarde desta quinta-feira.

    Imagem: temporal no RS derrubam postes
    Foto: Reprodução/RBS TV

    Desde as 13h50min, as manobras de entrada e saída de navios no porto estão suspensas pelo forte vento. Há alerta de ressaca até sábado (29) em todo o litoral gaúcho. As ondas podem chegar a quatro metros. A Marinha emitiu um alerta desaconselhando a navegação.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS