O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Câmpus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso, abre inscrição para processo de seleção de alunos ao Curso de Mestrado em Educação. Estão sendo oferecidas 34 vagas distribuídas em três linhas de pesquisa: Linguagens, cultura e construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea; Formação de professores e políticas públicas educacionais; Infância, juventude e cultura contemporânea: direitos, políticas e diversidade.

As inscrições começam na semana que vem. Quem for pleitear isenção de taxa de inscrição tem os dias 13 e 14 de outubro para fazer a solicitação. Aos demais interessados, com inscrição regular, poderão fazer entre os dias 19 a 21 de outubro. Podem participar do processo seletivo homens e mulheres com diploma de Ensino Superior. Interessados devem entregar os documentos na Secretaria do PPGEdu de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 11h e das 14h às 17h (horário de Mato Grosso).

Leia também:  Pátio reconhece problema, mas nega fechamento da Coder

Para se inscrever, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: requerimento de inscrição preenchido e assinado pelo candidato; uma foto 3x4cm recente; cópias autenticadas em cartório, ou apresentadas juntamente com os originais para autenticação administrativa por servidor público identificado com número do SIAPE, dos seguintes documentos: CPF ou declaração de regularidade emitida pela Receita Federal; documento de identidade de validade nacional com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação); certidão de nascimento ou casamento; comprovante de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; diploma de graduação; histórico Escolar do curso de graduação; cópia impressa do Currículo Lattes; memorial analítico-descritivo; carta de intenção; anteprojeto de Pesquisa. Os candidatos pagantes devem apresentar também o comprovante de pagamento.

Leia também:  Cáritas Diocesana realiza projeto: 75 anos em defesa da vida

O processo seletivo para o Mestrado em Educação no Câmpus de Rondonópolis para o ano de 2017 envolve duas etapas: a prova escrita dissertativa, de caráter eliminatório, que abordará sobre temas da área da Educação; e a arguição, de caráter eliminatório e classificatório, que terá como foco a defesa do Anteprojeto de Pesquisa, o memorial analítico-descritivo e a carta de intenção. Essas etapas ocorrerão nos meses de novembro e dezembro próximos. O edital completo, bem como o requerimento de inscrição e outras informações podem ser obtidos no site www.ufmt.br/ppgedu

Mestrado em Educação – O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da UFMT de Rondonópolis, já formou, desde sua criação em 2010, 82 Mestres em Educação. Grande parte desse público é professor da rede pública de ensino. Mas não é só professor que faz parte do PPGEdu. Administradores, advogados, assistentes sociais, bibliotecários, contadores e enfermeiros já passaram por lá. Há também nas turmas em andamento jornalistas, psicólogos, profissionais de informática e publicitários. “A educação contempla todas as áreas de ensino e outros contextos educativos e culturais, que abarcam a formação humana e a produção de conhecimento. Por isso, não é só professor que faz Mestrado em Educação. Todo o profissional interessado na formação voltada para a pesquisa e produção científica em Educação pode participar do processo seletivo”, explica Raquel Gonçalves Salgado, Coordenadora do PPGEdu.

Leia também:  Prefeitura promove projeto Filhos do Campo em incentivo às profissões do agronegócio

O Programa conta atualmente com 13 professores doutores distribuídos nas três linhas de pesquisa que abarcam o PPGEdu. “Muitas pesquisas educacionais do contexto local e regional já foram realizadas no Programa. Mais recentemente, questões relacionadas aos direitos e às diversidades têm sido estudadas pelos nossos pesquisadores. Há seis anos o PPGEdu contribui com a Educação de Rondonópolis, de Mato Grosso e do Brasil”, destaca a professora Raquel.

Mais informações pelo telefone 3410-4035.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.