Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Boas companhias podem tornar o envelhecimento mais saudável
SAúDE E BEM-ESTAR

Boas companhias podem tornar o envelhecimento mais saudável

Por Revista Claudia
VIA

Imagem: amigas idosas felizes terceira idade
Amizades podem ajudar na velhice – foto: GettyImages

A companhia de amigos pode tornar o processo de envelhecimento mais prazeroso. Uma pesquisa realizado pelo Ministério da Saúde espanhol entrevistou 409 pessoas com 65 anos ou mais e mais da metade das pessoas entrevistadas disse não querer passar a última fase da vida entre pessoas desconhecidas ou ser uma “carga para os filhos”.

Quatro em cada dez dos participantes do estudo veem como alternativa o cohousing – moradias criadas e administradas pelos próprios idosos, que decidem como querem viver nessa fase da vida. No espaço, amigos que já alcançaram a terceira idade moram juntos, fazem esportes e se divertem, sempre na companhia de alguém querido.

Na Espanha, já existem oito condomínios que funcionam como uma república para a terceira idade – dois a cada três idosos entrevistados na pesquisa conhecem esse estilo de vida –, e em países como os EUA e o Canadá essa prática vem crescendo em diferentes estados. No Brasil, o cohousing é recente, mas ainda está limitado a grupos de pessoas jovens que buscam uma moradia mais acessível.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas