As promoções da Black Friday, dia em que as lojas geralmente fazem grandes descontos, tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e em Rondonópolis não é diferente. Este ano acontecerá na próxima sexta-feira (25), porém em alguns locais a promoções duraram toda a semana começando já na segunda (21).
Os Procons de todo o Brasil recomendam algumas precauções para evitar transtornos. Entre as recomendações está o serviço de atendimento ao consumidor, adequado e efetivo, no caso das lojas on-line, o atendimento deve ser realizado 24 horas, por chat, principais redes sociais ou telefone.
Outra recomendação são descontos efetivos para os produtos participantes da Black Friday, sem aumento prévio do preço sobre o qual irá incidirá o desconto anunciado.
Além disso, foi recomendado que as empresas disponibilizem estrutura e equipes adequadas para atendimento do público no dia da ação no caso das lojas físicas, e reforcem a infraestrutura dos sites para melhorar a estabilidade, evitando a ocorrência de oscilações decorrentes do grande volume de acessos.
As empresas do e-commerce foram orientadas a informar o consumidor que o fato de colocar o produto no carrinho não significa que ele esteja garantido, ou seja, a reserva somente será feita após a finalização do pedido e a aprovação pela operadora de cartão.
De acordo com a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, caso o consumidor tenha alguma reclamação ou dificuldade, poderá procurar uma unidade de Procon ou registrar sua reclamação através da plataforma www.consumidor.gov.br .
Além disso, o Procon-MT orienta que antes de efetuar a compra, o consumidor pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Gravar as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor também é fundamental, avalia Gisela.