Imagem: Saude do homem
Foto: assessoria

A exemplo da mulher, todo homem deve comparecer a uma unidade básica de saúde pelo menos uma vez por ano e fazer avaliação preventiva, inclusive da saúde cardiovascular. O alerta foi feito pela enfermeira coordenadora do Centro de Saúde do Conjunto São José, Alyne Pereira Guimarães, durante roda de conversa com o público masculino que participou do evento voltado para o Novembro Azul, na tarde desta sexta-feira (18).

Alyne Guimarães realizou uma tarde especial de atendimento ao homem com consultas médicas, palestra educativa, orientações sobre os cuidados com a saúde, solicitação e encaminhamento de exames. O médico Francisco Bezerra atendeu 30 pacientes pré-agendados pelas Agentes Comunitárias de Saúde. A enfermeira conduziu a roda de conversa que resultou num apelo para que cada um deles adote a prática de cuidar da saúde.

Leia também:  Programa ‘Água para todos’ beneficiará mais de 600 famílias em Rondonópolis

Na conversa com o grupo, a enfermeira alertou para a importância da alimentação saudável, da atividade física e da prevenção para que os homens de todas as idades possam viver com mais qualidade de vida e livre de doenças. “O trabalho é um dos fatores que leva o homem a deixar de lado os cuidados com a saúde. Mas, cada um deve fazer o esforço de vir ao médico, fazer a prevenção e se cuidar o ano inteiro para viver com mais saúde”, orienta.

Alyne Guimarães citou quadros de pressão alta e colesterol elevado como situações que podem levar a doenças cardiovasculares. Ela alertou ainda que o futebol de fim de semana não atende a necessidade de atividade física para equilibrar a saúde. “Além de manter uma alimentação saudável, devemos fazer atividade física pelo menos três por semana para obtermos mais saúde e bem estar”, incentiva.

Leia também:  Mutirão Fiscal acontece na Prefeitura de 16 a 31 de outubro

A atividade desenvolvida no Centro de Saúde do Conjunto São José faz parte da programação desenvolvida pela equipe da Secretaria de Saúde nas diversas unidades do município durante o Novembro Azul que é dedicado à saúde da população masculina.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.