Imagem: 03112016 abertura delegacoes jubs
Cuiabá/MT – JUBs 2016 – Cerimônia de abertura. Foto: Marcello Zambrana/Fotojump/CBDU

Estrelas hoje, líderes amanhã com tema inspirador a 64ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 03 de novembro, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. A capital mato-grossense recebeu as 27 delegações no maior evento esportivo universitário do país.

No pronunciamento de abertura o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, disse que Cuiabá vive um momento histórico ao receber pela primeira vez esse evento que tem como característica revelar talentos.

“Não à toa nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mais de 55% dos medalhistas foram atletas universitários. O desporto universitário além de formar atletas de alto rendimento, forma cidadãos. E não existe outro caminho que não seja o esporte e a educação, o mundo todo faz isso. O Brasil fez uma Copa do Mundo maravilhosa, e jogos olímpicos extraordinários, agora é hora de olhar para dentro. Vocês atletas são nossas estrelas hoje, mas serão os líderes amanhã. Sejam muitos bem vindos ao 64º JUBs”, anunciou.

Já o secretario nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz Fróes da Silva, afirmou que o Brasil encerra um ciclo nos esportes com as Olimpíadas, que agora passa a dar continuidade com seu legado por meio das obras e benfeitorias construídas. “Porém, o mais importante são os atletas, eles que são o grande legado em construção do esporte brasileiro”.

Leia também:  União vence e avança na série D

O presidente da Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (FMEU), desejou sucesso no desempenho de todas as delegações. “É uma honra receber todos em nossa casa, e que esse seja os jogos da esperança, de grandes experiências e vivências. Aproveitem!”.

Por fim o secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Pedro Luiz Sinohara, agradeceu o voto de confiança da CBDU por ter trazido os jogos universitários para Cuiabá. “Objetivo esse que buscamos muito. E agora, finalmente, chegou a nossa vez e vamos fazer o melhor. Além do esporte, queremos criar um vínculo com quem nos visita, e que possam voltar e aproveitar nossas belezas naturais”, profetizou..

Antes dos discursos dos representantes, da entrada dos atletas das 27 delegações, participaram do desfile oficial de Abertura, os padrinhos do JUBs: o nadador Henrique Martins e o atleta do taekwondo Maicon Andrade, que foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Eles ainda conduziram bandeiras na cerimônia de abertura.

Leia também:  Cuiabá sediará torneio de luta em pé

Para atleta de Judô David Moura, os atletas de Mato Grosso precisam aproveitar muito os colegas de outras federações para troca de experiências e aproveitar a plataforma dos jogos para crescer na sua modalidade. “O Jubs é um caminho para outro grande objetivo que é a Universiade, são os jogos universitários mundiais, que são os maiores do mundo.Eu já consegui participar em dois e ganhei bronze nas duas. É uma experiência fantástica”, revelou..

Tocha do jubs

Logo em seguida, o atleta da FATEC SENAI-MT, Luiz Pedro Ribeiro Pereira, o Pepeu, acendeu a pira dos Jogos. Para o nadador eventos como o JUBs, que buscam o alto rendimento e que proporcionam desenvolvimento do atleta são essenciais. “Foi uma honra carregar a tocha, nesse que é o meu sétimo evento. Espero que ele traga muita luz e força interior para todos os atletas”, desejou.

Leia também:  Adversário do União aposta em retrospecto do Mineiro, no Pato Loco e em ex-meia do Santos

Participaram ainda da cerimônia o secretario adjunto de esportes de Cuiabá, Luis Arthur, o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.

Atrações

O grupo vocal Mesa Pra 6 abriu a noite das atrações musicais que contou ainda com a cantora Ana Rafaela, ex The Voice, e a banda nacional NX Zero.

“Para gente é um prazer fazer mais um show em Cuiabá. E a intimidade que temos com o esporte é a mesma que temos com a música, acredito que elas estejam sempre relacionadas. Muitos atletas utilizam a música para treinar. Uma inspiração para qualquer banda. A judoca Rafaela Silva, medalha de ouro no Rio, que tem uma tatuagem no braço com uma parte de uma música nossa. Ficamos tão lisonjeados que entramos em contato com ela para agradecer”, orgulha-se Di Ferrero, vocalista da banda.

O JUBs 2016 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.