Imagem: Estadual de xadrez   Foto de Junior Martins (1)
Foto: Junior Martins / Assessoria

Donizete Langner se torna campeão mato-grossense ao bater Thales Pereira na 1ª edição do Campeonato Estadual Absoluto de Xadrez de Mato Grosso, realizado no último fim de semana (26 e 27.11), no Colégio Coração de Jesus, em Cuiabá (MT). Com participação de 50 jogadores de dez cidades, 60% de Cuiabá e 40% do interior, Campo Verde ficou com o ouro, Cuiabá com a prata e Campo Novo do Parecis com o bronze. E em dezembro haverá outro estadual de xadrez.

“Para jogar xadrez é preciso treinar, ter técnica e precisão de cálculo. A partir disso, a psicologia ajuda a estipular um plano. Você faz a leitura dos pontos fortes e fracos de você e do oponente e estabelece um modelo de jogo. A última partida foi a mais difícil, mas eu tinha a vantagem do empate. Então podia escolher linhas mais sólidas e seguras de estratégia, sem precisar forçar a vitória. E meu rival tinha que se arriscar e nisso perdeu”, disse o psicólogo, Donizete Langner.

Leia também:  Brasil joga primeira partida do Grand Prix em Cuiabá

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), Cleiton Marino Santana, a disputa contou com a participação de enxadristas de Cuiabá, Várzea Grande, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Alta Floresta e São José do Rio Claro. E segundo ele, o próximo certame deverá ter ainda mais cidades representadas e mais competidores, por conta das ações da federação em prol do fomento da modalidade.

“Visitamos alguns municípios com o intuito de construir relações com a comunidade enxadrista dessas localidades. Nesses encontros apresentamos a ideia do estadual de xadrez e convidamos todos para prestigiarem. E, como temos sido bem recepcionados por esse público, acreditamos em próximas competições com casa cheia. Inclusive, a expectativa para o estadual de dezembro é de mais de 100 participantes”, avalia o presidente da federação, Cleiton Santana.

Leia também:  Eurico Miranda é afastado da presidência do Vasco por ser acusado de apoiar vandalismo de torcida

Calendário

O Campeonato Estadual de Xadrez, na categoria menores, para enxadristas com idades até sub8, sub10, sub12, 14, 16 e sub18, nos gêneros masculino e feminino, será realizado nos dias 03 e 04 de dezembro (sábado e domingo), na Escola Estadual Padre Arlindo, em Campo Novo do Parecis (390 km de Cuiabá-MT). E será no sistema de jogo ‘Swiss 5 rodadas’ e ritmo de jogo de 1h KO convencional e cinco minutos blitz. Mais informações pelo telefone (65)9-9662-7072.

Pódio

1º Lugar – Donizete Langner;
2º Lugar – Alex Castro Silva;
3º Lugar – Jailson Santos;
4º Lugar – Thales Pereira;
5º Lugar – Daniel Werner;

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.