Agora MT Mundo Líderes da ONU alertam sobre a escassez de água potável no mundo
MUNDO

Líderes da ONU alertam sobre a escassez de água potável no mundo

Da redação com G1
VIA

Imagem: Falta de aguaLíderes da ONU e de vários países insistiram nesta segunda-feira (28) que o mundo se encaminha para uma crise insustentável de desabastecimento de água potável devido a fatores como a mudança climática e o crescimento da população.

“O mundo avança por um caminho que segue em direção ao insustentável”, afirmou o presidente da Assembleia Geral da ONU, Peter Thomson, um dos participantes da Cúpula da Água, que acontece entre hoje e quarta-feira em Budapeste, a capital da Hungria.

Thomson se referiu ao sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, aprovado pela ONU em 2015, que adverte que a escassez de água, que já afeta mais de 40% da população mundial, crescerá com o aumento das temperaturas devido à mudança climática.

“A humanidade não entende, por enquanto, a importância disto”, acrescentou Thomson, que afirmou que ainda há esperanças se a meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média abaixo de dois graus centígrados for cumprida.

Na abertura da conferência, na qual participam representantes de 117 países, foi lida uma mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na qual o diplomata sul-coreano reivindicou mudanças para assegurar o acesso universal à água potável e limpa.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas