Agora MT Política Requerida por Zé do Pátio, Assembleia realiza audiência pública para debater regularização...
POLíTICA

Requerida por Zé do Pátio, Assembleia realiza audiência pública para debater regularização fundiária

Da assessoria
VIA

Requerida pelo deputado Estadual Zé Carlos d Pátio (SD), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai realizar nesta terça-feira (8), às 9h, uma audiência pública para debater a regularização fundiária urbana e rural em Mato Grosso. O evento acontece no auditório Milton Figueiredo, localizado na própria AL – MT.

Para o parlamentar, fazer a regularização fundiária dessas áreas é essencial para o desenvolvimento do Estado, já que o último censo realizado pelo IBGE mostra que 60% das terras urbanas não possuem títulos.

Segundo Pátio, isso acarreta problemas aos proprietários que, sem a documentação das terras não conseguem viabilizar recursos para o investimento nas áreas. “Sem o título, o proprietário fica impedido de conseguir um empréstimo no banco”, destacou.

A regularização dessas áreas iria beneficiar aproximadamente 104 mil famílias, de acordo com um estudo feito em 2015, pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

“Os dados mostram que existem em MT 1.372 comunidades tradicionais (pequenos produtores) e 751 assentamentos (área devolutas ou compradas pela União ou Estado)”, comentou Pátio.

Por fim, ele destaca que a região da cidade de Alta Floresta possui o maior número de comunidades tradicionais, com 312 propriedades, abrigando cerca de 10 mil famílias. Já a Grande Cuiabá abriga o maior número de assentamentos, tendo 167, onde totaliza quase 11 mil famílias.

Devem comparecer na audiência pública, o presidente do Incra, Leonardo Góes Silva, o secretário especial de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Ramos Roseno, o presidente da Femab, Walter Arruda, representantes do Ministério Público Estadual, o presidente do Intermat Fausto José Freitas da Silva e demais autoridades de Brasília.

Relacionadas

Falta de justificativa põe em risco voto de 25 milhões de eleitores

Mais de 25 milhões de eleitores não votaram nem justificaram a ausência às urnas nas eleições de 2022, o que representa 16% do total...

Wellington alerta Ministério do Meio Ambiente para seca no pantanal

Presidente da Subcomissão do Bioma Pantanal, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) levou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do ICMBio,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas