03 de dezembro de 2020
Mais
    Capa Notícias Política Thiago Silva visita Secretaria Nacional do Juventude e reivindica projetos para jovens...

    Thiago Silva visita Secretaria Nacional do Juventude e reivindica projetos para jovens de Rondonópolis

    Imagem: Thiago Silva
    Foto: assessoria

    O vereador Thiago Silva (PMDB), esteve anteontem em Brasília reunido com o Secretário Nacional de Juventude Bruno Moreira Santos, cargo ligado diretamente à Presidência da República, para discutir projetos para juventude de Rondonópolis. Durante o encontro o vereador solicitou a implantação da Estação da Juventude na cidade. O Programa Estação Juventude oferecerá diversos serviços para promover a inclusão e emancipação dos jovens. A Estação da Juventude são espaços que têm o objetivo de ampliar acesso dos jovens às políticas públicas. “O secretario Bruno explicou os passos para cadastrar o pedido no site de convênios do Governo Federal para que possa atender a juventude do município e implantar uma unidade da estação na cidade. O portal estará disponível para cadastro no início do próximo ano”, disse Thiago Silva.

    Segundo o vereador o Governo Federal lançará nos próximos meses o Plano Nacional de Apoio ao Desenvolvimento de Empresas Júnior e Startups, em parceria com a Empresa Júnior e o Conselho Nacional de Jovens Empreendedores e o município será atendido com este projeto com o intuito de apoiar os jovens empreendedores.

    Na reunião também ficou discutido que o município também será atendido com os projetos Identidade Jovem, Juventude Viva e Residência Agrária Jovem. A Secretaria Nacional de Juventude foi criada em 2005 visando a potencialização de uma série de programas e ações voltadas aos jovens com idades entre 15 e 29 anos. Em 2016, o órgão foi vinculado novamente à Secretaria de Governo da Presidência da República pelo presidente Michel Temer, por meio da Medida Provisória 726/2016, o que fortalece a articulação interministerial, o diálogo com a sociedade civil, principalmente com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e potencializa a transversalidade do tema contribuindo para os avanços registrados na última década, que incluem o aumento do número de jovens no ensino superior, a retirada de milhões deles das condições de miséria e pobreza, a criação de mecanismos de participação social, a exemplo dos Conselhos e das Conferências Nacionais de Juventude, e a garantia de direitos específicos, tendo por base o Estatuto da Juventude, aprovado em 2013.

    “Ao longo dos anos de existência da Secretaria Nacional da Juventude, as políticas de juventude têm ganhado reconhecimento do jovem como um sujeito político e de direitos. Esta política teve na participação social um de seus principais alicerces, tanto para a construção de demandas, como para a elaboração da uma agenda de políticas públicas que passou a atender às especificidades dos jovens”, ressaltou o vereador Thiago Silva.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS