Agora MT Mundo Trump recebe carta da Oposição Síria pedindo apoio para acabar com 'banho...
MUNDO

Trump recebe carta da Oposição Síria pedindo apoio para acabar com ‘banho de sangue

Da redação com G1
VIA

Imagem: Membros da Defesa Civil resgatam crianças após ataque aéreo na cidade síria de Aleppo
Foto: Sultan Kitaz/Reuters

A oposição síria enviou uma carta ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para pedir seu apoio e acabar com o “banho de sangue” na Síria, país devastado pela guerra há mais de cinco anos.

“Desejamos reforçar nossa coordenação com você para (…) encontrar soluções justas e rápidas à ameaça do terrorismo sob todas as suas formas e manifestações, especialmente o terrorismo de Estado cometido pelo regime sírio contra (seu) povo”, escreveu Riad Hijab, coordenador do Alto Comitê para as Negociações (HCN) em uma carta dirigida a Trump na quarta-feira (9) à noite.
Washington lidera na Síria uma coalizão internacional que bombardeia posições do grupo Estado Islâmico (EI) e fornece apoio militar a alguns grupos rebeldes que fazem oposição ao regime de Bashar al-Assad.

Depois de felicitar o presidente eleito, Hijab reiterou que os principais grupos da oposição confiam em obter seu apoio “para acabar com um banho de sangue entre os sírios e proteger os civis de forma eficaz”.
O conflito na Síria provocou mais de 300 mil mortes e o regime de Damasco foi acusado em várias oportunidades de cometer “crimes de guerra”.

Os rebeldes criticam o presidente Barack Obama por ser contrário a uma intervenção direta contra o regime.
Em uma entrevista ao jornal “New York Times” em julho, Trump criticou duramente a política “louca e idiota” de Barack Obama, que defendia uma transição política negociada com o regime ao mesmo tempo em que liderava a coalizão antijihadista.
Damasco não reagiu oficialmente à eleição do candidato republicano, mas internautas pró-governo expressaram satisfação nas redes sociais.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas