Olá Pessoal!

Hoje o blog embarca em uma viagem ao mundo da sustentabilidade e te ensina a reaproveitar os incríveis pallets no faça você mesmo!

A ideia é livre, basta criatividade que o projeto sai conforme planejamos. Conforto é o ponto ideal para este projeto sustentável.

Imagem: 01A técnica de upcycle consiste em dar nova utilidade a coisas que parecem não ter mais serventia. Através dela, quase tudo pode ser reaproveitado. Os pallets, usados em transportes de carga, são bons exemplos disso.

Por ser uma técnica simples, qualquer pessoa com um pouco de prática no manuseio de madeira pode obter bons resultados e fazer os mais diversos tipos de móveis. As criações ainda podem ser comercializadas, gerando renda.

Se você tem vontade de fazer uma decoração exclusiva que seja totalmente a favor da natureza, uma das opções mais interessantes disponíveis e que são sucesso no momento são os pallets.

Imagem: 02Com a onda da sustentabilidade, muita coisa passou a ser reaproveitada. Produtos se transformam, se reinventam, se refazem e se renovam. Este é o caso dos pallets. Tá certo que a maioria das pessoas associa este item à madeira usada em transportes para sustentar produtos e cargas pesadas que chega aos supermercados e indústrias, mas agora o artigo está ainda mais perto e mais presente do que você imagina: ele está dentro das casas.

BATE PAPO:

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos fazer um resumo sobre esta peça tão interessante. O pallet geralmente é feito de madeira dura, de lei e tropical, como por exemplo: cambara, peroba, cumaru, jatobá, peroba rosa, sucupira, angelim, ipê, pinho, cedro, cedrinho, cabriúva e outras. O ponto positivo de empregá-la nos móveis de casa é que a opção é extremamente resistente e na grande maioria das vezes é ecologicamente correta: seus fabricantes usam madeira de reflorestamentos legalizados. Basta se certificar antes da compra. Outra vantagem é que o produto também tem um ótimo custo/benefício: são baratos e tem grandes possibilidades de negociação.

Mas não é só isso! Muito charmosos e cheios de personalidade, os móveis feitos com pallets unem o útil ao agradável: proporcionam muito mais do que economia e funcionalidade, eles trazem beleza, conforto e consciência ambiental para o seu lar. Bonitos, rústicos e praticamente exclusivos, eles esbanjam originalidade.

Imagem: 03CURIOSIDADES DO MUNDO:

O escritório de arquitetura Hiroki Tominaga encontrou a solução ideal para reformar e mobiliar um escritório gastando pouco. A saída foi apelar para os pallets. O material reaproveitado foi transformado em móveis e artigos de decoração para uma produtora de vídeo em Tóquio, Japão.

Quando a empresa solicitou o projeto, foi deixado bastante claro que o intuito era gastar pouco, mas manter a eficiência e beleza. Por estar em um prédio alugado, a produtora optou por ter estruturas simples e que pudessem ser desmontadas quando fosse necessário mudar de prédio.

Os arquitetos captaram essa necessidade e transformaram peças que iriam para o lixo em matéria-prima nova. O projeto uso 130 pallets, obtidos em armazéns da própria região.

Um dos diferenciais da sala está no piso. Ao invés de usar piso frio, carpete ou laminados, os arquitetos desmontaram os pallets e reaproveitaram a madeira para criar uma cobertura quadriculada.

De acordo com os designers, toda a reforma custou, em média, sete mil reais. Além do preço, outro benefício é a praticidade no pós-uso. Caso os empresários não queiram aproveitar a mobília quando mudarem de imóvel, os pallets podem ser retirados e retomarem o uso original ou darem forma a novos itens (veja aqui).

Imagem: 04Nessa onda de sustentabilidade a Arquiteta Nayana Donato mostrou para o que veio e colocou toda sua dedicação e criatividade para este projeto que foi posto na 1ª Mostra Kasa e Construção que aconteceu em Rondonópolis – MT.

Imagem: 05

COMPARTILHAR

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.