Imagem: abacaxi
Foto: Reprodução / Melhor Com Saúde

Amigo da digestão
Rico em vitamina C, ajuda na produção de sucos gástricos que “quebram” as partículas de proteína, facilitando a digestão dos alimentos (sobretudo carne)! “Ajuda também na redução dos gases”, explica o nutrólogo Delmir Rodrigues.

Aliado dos ossos
Cheio de cálcio, magnésio e zinco, fortifica os ossos e melhora a calcificação – processo de regeneração que acontece após fraturas.

Vitaminado
Tem várias vitaminas do complexo B, ajudando no funcionamento do sistema nervoso e combatendo o envelhecimento.

Xô, doença!
Fortalece a imunidade respiratória e combate a degeneração celular, prevenindo a cegueira causada pela idade.

Ótimo para a dieta
Suas muitas fibras melhoram o trânsito intestinal, aliviando o inchaço. “E sua água dá saciedade”, explica o nutrólogo. Cada 100 gramas tem 50 calorias.

Leia também:  Certas profissões podem aumentar o risco de artrite reumatoide

Recomendação
Diabéticos devem consumir com moderação – rica em carboidratos, a fruta possui alto índice glicêmico e pode aumentar o açúcar no sangue! “Acidez também desgasta os dentes. Melhor, então, comer em dias alternados”, orienta Delmir.

Até a casca a gente aproveita!
Se fervida, ela vira um chá poderoso no combate à retenção de líquido. “Ponha gengibre e seu metabolismo vai acelerar”, diz o nutrólogo Delmir Rodrigues. A casca pode também render uma bebida chamada aluá. Receita: dissolva 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo em 1 1/2 litro de água. Ponha 2 cravos-daíndia sem cabeça e 1/2 colher (chá) de gengibre ralado. Deixe as cascas de molho nessa água por nove dias. Coe bem e beba gelado. É delicioso!

Leia também:  Você ama alguém com déficit de atenção ou com hiperatividade? É bom entender 10 pontos sobre esse mal
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.