Imagem: medicamento contra obesidade
Reprodução

A Anvisa aprovou o registro de um novo medicamento contra a obesidade. O Belviq (cloridrato de lorcasserina hemihidratado), é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30 ou para pessoas com sobrepeso (IMC maior ou igual a 27), na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como hipertensão, dislipidemia, doença cardiovascular, diabetes tipo 2 ou apneia do sono.

Esse é o segundo remédio com essa indicação a ser aprovado pela Anvisa esse ano, totalizando quatro medicamentos disponíveis – cloridrato de lorcasserina hemihidratado, orlistat, sibutramina e liraglutida – no país para o controle da obesidade. Ainda de acordo com a agência, o tratamento deve ser associado a uma dieta de redução calórica e ao aumento de atividade física.

Leia também:  Mais de 230 escolas de Portugal participam de projeto que inclui igualdade de gênero

Segundo Maria Edna de Melo, diretora da Associação Brasileira de Estudo da Obesidade (Abeso), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o mecanismo de ação do Belviq é diferentes dos demais.

“Ela [lorcasserina] ativa um receptor específico de serotonina que fica no hipotálamo, que é o centro principal de controle de balanço energético. E lá aumenta a produção de melanocortina, [hormônio] que traz uma redução da fome. É o único medicamento que vai agir exatamente nesse receptor.”, explicou Maria Edna.

Ainda segundo a especialista, o novo tratamento aparenta ter menos efeitos colaterais. Os principais são dor de cabeça, boca seca, e constipação intestinal.

Imagem: obesidade
Reprodução

“É um medicamento que tende a ser bem mais tolerado. Mas como nunca usamos, a prática vai nos dizer muito mais. Com o tempo, vamos avaliar. Vemos como mais uma opção, porque nem todos os pacientes respondem bem a todos os tratamentos.”, afirmou a diretora.

Leia também:  Bandidos gravam primos cavando covas antes de serem mortos

Além do Brasil, o Belviq já foi aprovado nos Estados Unidos. Produzido pela farmacêutica suíça Arena Pharmaceuticals, no país a detentora do registro é a ele Eisai Laboratórios Ltda., localizada em São Paulo.

A obesidade é uma das doenças crônicas com maior prevalência mundial, é considerada uma desordem com múltiplas causas, e está associada a várias doenças, se

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.